Divulgar a cultura brasileira no exterior é uma das prioridades da nova gestão. A afirmação foi feita durante encontro entre o Ministério da Cultura, e o diretor do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores. O objetivo do encontro foi fortalecer a parceria entre os ministérios para viabilizar maior divulgação do País.

Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de uma atuação conjunta dos dois ministérios na programação cultural realizada pela Rede Brasil Cultura – um instrumento do Ministério das Relações Exteriores para a promoção da língua portuguesa no exterior.

A Rede Brasil Cultura está presente em mais de 40 países em todos os continentes, formada por 24 Centros Culturais, 5 Núcleos de Estudo e cerca de 40 professores universitários selecionados por concurso público destinados para atuar em universidades estrangeiras.

Lei Rouanet

Diante a reforma da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, que será promovida pelo MinC em diálogo com diversos setores da cultura e com a sociedade civil, ofereceu a contribuição do Itamaraty, com sugestões de mudanças na atual legislação, para facilitar e incentivar a atuação de brasileiros no exterior na disseminação da produção cultural do País.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MinC