De 05 a 07 de Novembro de 2016, aqueles que apreciam o som genuíno da música instrumental brasileira terão a oportunidade de apreciar o II Festival Internacional de Choro na Cidade de Nova York.

A Fundação Música Brasileira (BMF), em parceria com Asuos Productions, apresentará o 2º Festival Anual Choro Internacional, com uma variedade de performances interessantes. Os colaboradores do festival tem como objetivo, envolver as diferentes culturas e trocar experiências artísticas entre o Brasil e os EUA.

O festival foi apresentado pela primeira vez em Agosto de 2015, e foi um grande sucesso. Devido a recepção positiva, o festival continuará com uma apresentação anual. O evento irá proporcionar a oportunidade para que todos possam aprender sobre um dos mais antigos estilos musicais brasileiros: o Choro. O festival tem como objetivo promover e preservar o “Choro” – o mais antigo estilo musical brasileiro e parte da rica tradição de música instrumental do Brasil desde o século XIX, em todas as regiões do país. O festival reúne músicos locais e brasileiros que apresentam o tradicional Choro e novas composições. O objetivo é reunir músicos locais com músicos do Brasil na apresentação de composições autorais. O festival será parte da Semana Latina.

Desde 2006, PAMAR apresenta a anual Semana da Cultura da América Latina com o objetivo de levar ao público em geral a riqueza e a diversidade das diferentes culturas latino-americanas. Esta série de eventos, produzido de forma independente pelos participantes, apresenta artistas estabelecidos e emergentes em disciplinas como a música, dança, artes visuais, literatura, teatro e cinema.

Trabalhando com área e artistas internacionais, a PAMAR tem fomentado o desenvolvimento de eventos culturais, que incluem “Semana Cultural da América Latina” , “Tango NYC”, e “Celebracion de la Cultura Hispana” em Washington Heights e seu programa educativo: “Uma Jornada Musical Através América Latina.”

Sobre Choro

A palavra choro em Português significa literalmente “chorar”, que parece ser um nome irônico para a música que muitas vezes é tão alegre e festiva. Na verdade, o termo se refere às qualidades cadenciados ou “choro” do instrumento solo, geralmente uma flauta ou clarinete.

Choro é uma raiz do jazz brasileiro e a primeira música considerada “urban pop” no Brasil. Neste espetáculo uma grande variedade de compositores do século 20 no Brasil, estarão sendo interpretados incluindo Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Paulinho da Viola, Orlando Silveira, e muito mais.

O Festival de Choro em Nova York tem como objetivo preservar e compartilhar o Choro (choro), considerado um dos gêneros mais antigos e ricos da música instrumental do Brasil. Este estilo de música tem sido apresentado desde o século XIX, em todas as regiões do país.

Atualmente, o Choro está desfrutando um renascimento, não só no Brasil, mas em todo o mundo, e onda de entusiasmo definitivamente chegou a Nova York, onde o BMF tem o orgulho de sediar o Festival Internacional de Choro II.

5 de Novembro de 2016, das 19:30hs às 21:30hs

Hunter College – Lang Salão (695 Park Ave., NY)

Preço: U$25 madrugador (lugares limitados); U$35 e U$45