Estima-se que a cada 10 usuários de internet, 9 visitam o Google pelo menos uma vez por dia. Definitivamente o Google hoje é muito mais do que um buscador comum, ele é uma completa central de soluções absolutamente indispensável em nosso dia a dia. Um exemplo disso é o nosso próprio comportamento que tem mudado de acordo com as soluções que o Google proporciona. Quem nunca procurou o significado de uma palavra no Google, fez uma conta ou até mesmo digitou um número de telefone na esperança de conseguir algum resultado?

Esta semana vou falar de alguns truques e brincadeiras que o Google esconde e também de alguns recursos muito úteis que podem ser feitos diretamente na barra de busca do Google.

Conhecidos como Easter Eggs (ovos de páscoa) este é o nome dado as brincadeiras e segredos escondidos intencionalmente em programas ou demais ferramentas. O Google tem algumas, veja abaixo:

• Do a Barrel Roll: Entre no Google e digite “do a barrel roll”. A tela do Google vai dar um giro de 360 graus e parar novamente.

• Google Torto: Digite “Askew” ou “Tilt” e clique em “Buscar”. Aí é só ficar com a cabeça um pouco inclinada para ler tudo.

• Google Gravity: Digite Google Gravity e clique no botão “Estou com sorte” você vai ser levado até um experimento online, onde toda a tela do google desmorona na sua tela.

• Jogo Snake no Youtube: Pouca gente sabe, mas caso a sua conexão seja muito lenta, se você apertar as teclas de seta de controle para cima, para baixo ou para os lados enquanto carrega um vídeo no youtube, o status de carregamento vira o famoso jogo da cobrinha (Snake).

• Google Pacman: Se você digitar “Google Pacman” na barra de endereços e clicar em “estou com sorte” ou clicar no primeiro link disponível, você poderá jogar o famoso Pacman. Esse Doodle foi exibido no aniversário do pacman e devido ao sucesso foi eternizado nesse link.

O Google oferece uma série de ferramentas diretamente em sua barra de busca, são diversos recursos que você pode utilizar rapidamente direto da página do Google, sem a necessidade de acessar outro site. Conheça algumas delas:

• Previsão do Tempo: Você pode facilitar a busca pela previsão do tempo digitando no Google ‘Tempo NOMEDA CIDADE” e obtendo o resultado imediato da temperatura, e ainda a previsão para a semana.

• Calculadora: O Google possui uma calculadora poderosa que processa diversos tipos de cálculo desde os mais simples como soma, até os mais complexos como equações. (Exemplo: (5*9)+3=)

• Horário de Exibição de Filmes: Para encontrar comentários e horários de exibição de filmes perto de você, digite “filmes” ou o nome de um filme atual na caixa de pesquisa do Google. Se sua localização já tiver sido salva em uma pesquisa anterior, o primeiro resultado de pesquisa mostrará horários de cinemas próximos de você que estão exibindo o filme escolhido. (Exemplo: Filme São Paulo)

• Conversor de Unidades: Você pode usar o Google para converter diferentes unidades de medida de altura, peso e massa, entre outras. Basta inserir a conversão desejada na caixa de pesquisa que o Google faz o resto. (Exemplo: 10,5 cm em pol).

• Dicionário e Definição de Palavras: Para ver a definição de uma palavra ou frase, digite a palavra “definir”, coloque um espaço e, em seguida, a palavra desejada. Para obter uma lista com diferentes definições de várias fontes online, digite “definir:” seguido por uma palavra ou frase. Os resultados definirão a frase inteira.

• Conversor de Moeda: Para usar o conversor de moeda, basta inserir a conversão que você gostaria de fazer na caixa de pesquisa e o Google e fornece a resposta diretamente na página de resultados. (Exemplo: 200 dólares em reais)

• Preencha a Lacuna: Às vezes, a melhor maneira de fazer uma pergunta é deixar que o Google “preencha a lacuna” adicionando um asterisco(*) como parte da sentença ou pergunta que deseja fazer à caixa de pesquisa do Google. (Exemplo: Isaac Newton descobriu*)

É incrível poder acompanhar como o Google solidifica seu nome, criando soluções diárias e ferramentas que mudam o comportamento e propõem uma nova relação do usuário com a internet. Eu confesso que sou usuário assíduo do site, tanto para busca quanto para uso de ferramentas corporativas. E acredite, a marca mais poderosa do mundo além de muitas novidades, tem um poder de influenciar e ditar tendências que vão muito além do que um usuário pode imaginar.

Por Cleiton Lima do site: www.igospel.org.br