A Reunião Preparatória para a Conferência Brasileiros no Mundo (CMB) em 2018 será realizada em Atenas, na Grécia, entre 19 e 21 de maio. O evento está sendo organizado pelas próprias lideranças comunitárias, com o respaldo institucional do Ministério das Relações Exteriores e apoio logístico da Embaixada do Brasil em Atenas.

O objetivo do evento será discutir e formular propostas sobre: assuntos das mesas temáticas e coordenações regionais (aperfeiçoar, contextualizar, atualizar e responder às demandas das mesas temáticas e coordenações regionais); planejamento estratégico do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior; integração entre os conselhos e incorporação dos conselhos recém-criados aos trabalhos do CRBE; posicionamento político junto ao Legislativo e delineamento de propostas concretas; associativismo (consolidação de processos associativistas, incluindo logotipo definitivo do CRBE, plataformas virtuais de comunicação como sítio eletrônico e base de dados, entre outros); finanças (avaliação do peso econômico e social das ações oriundas das comunidades brasileiras no exterior); remessas, empreendedorismo e voluntariado; manifestações cívicas e culturais.

A agenda será dividida entre grandes temas já tradicionalmente tratados nas Conferências Brasileiros no Mundo: Associativismo; Temas Sociais (Violência de Gênero, Previdência Social), Educação; Trabalho, Empreendedorismo e Remessas; e Assuntos Consulares e Jurídicos. Segue o programa resumido do evento:

São convidados a participar da Conferência porta-vozes dos Conselhos de Cidadãos/Cidadania e também representantes das comunidades onde ainda não existem Conselhos de Cidadãos/Cidadania formados. Por não se tratar de evento organizado diretamente pelo MRE, os custos de deslocamento e estadia dos porta-vozes dos Conselhos e demais participantes deverão ser custeados pelos próprios (ou pelos integrantes do grupo, onde couber). Em razão das limitações de espaço, caberá ao CRBE autorizar as inscrições de interessados que não representem Conselhos de Cidadãos/Cidadania formados.

Para mais informações sobre o evento: www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br