A escola de samba Portela foi eleita a vencedora do desfile de carnaval do Rio de Janeiro, depois de uma espera de 33 anos.

Os juízes deram à Portela apenas 1 ponto a mais do que a segunda colocada, a Mocidade Independente.

A Portela venceu pela última vez em 1984 e mesmo assim, ainda continua sendo a escola de samba que tem o maior número de títulos do que todas as outras escolas de samba do Rio, com 22 no total.

O tema deste ano escolhido pela Portela, foram as águas dos rios, e houve um bloco homenageando o colapso de 2015 da barragem de Mariana que enviou um muro de lama por dois estados e arruinou o Rio Doce. Os trajes e carros que foram baseados no incidente, foram mencionados pelos juízes como uma das principais razões da vitória da Portela.

Portela é o lar de alguns dos artistas de samba mais populares do Brasil. O presidente Luis Carlos Magalhães disse aos jornalistas que a vitória de sua escola foi positiva para todos, mesmo sendo um ano em que o desfile foi marcado por dois acidentes com carros alegóricos.

“Este desfile de carnaval precisava da vitória da Portela, precisávamos de uma boa história para contar. Todas as escolas de samba estão se sentindo bem porque a Portela acabou com o jejum de 33 anos”, dis-se Magalhães.

Ele dedicou a vitória a Marcos Falcon, seu antecessor que foi assassinado no ano passado enquanto fazia campanha para o conselho da cidade do Rio.