Viajantes de diversos países do mundo visitaram o Brasil para curtir o carnaval. As cidades preferidas dos turistas estrangeiros foram Rio de Janeiro e Salvador. A capital fluminense recebeu mais de 300 mil pessoas, enquanto outras 100 mil foram para Bahia. O balanço dos dias de folia foi divulgado na quarta-feira de cinzas, quando a festividade terminou.

Uma pesquisa divulgada pela prefeitura do Rio apontou que os estrangeiros permaneceram em média 10 dias na cidade, sendo que 91,9% deles recomendariam o destino a outras pessoas. Os visitantes também avaliaram quesitos como a vida noturna, que levou nota 9,3 em uma escala de 1 a 10; hospedagem que ficou com 8,6; e gastronomia 8,3.

As belezas naturais do Brasil e a simpatia dos seus anfitriões também foram destacados.

O ranking dos países que mais enviaram visitantes para o carnaval brasileiro 2017 são Argentina com 29% e Estados Unidos 13%. Em terceiro lugar vem França 11% ; seguido de Inglaterra 6%, Portugal 5%, México 5%, Chile 5%, entre outros.

Além do eixo Rio-Salvador, integram o circuito carnavalesco mais famoso do mundo as cidade de Recife e Olinda, no estado de Pernambuco, a capital de São Paulo (SP), Manaus (AM) e a rota de cidades históricas de Minas Gerais.

Por Débora Maia, Twitter: @_maiadebora