Minas Gerais foi o palco para a Inconfidência Mineira, o mais importante movimento brasileiro pela liberdade do país contra a opressão do governo português no período colonial.

Algumas pessoas preferem aproveitar este tradicional feriado para viajar e fugir da rotina diária. Uma excelente opção é conhecer um pouco deste estado que oferece inúmeros lugares para visitar, todos eles resgatando um pouco da história do país neste importante período.

Um destes locais é a Estrada Real formada por três caminhos que eram usados pelos colonizadores para transportarem as riquezas que seriam levadas à Portugal é um dos passeios onde encontrará diversas atrações fascinantes, como igrejas, museus, edifícios coloniais e imensas reservas ecológicas, com trilhas em matas fechadas e esportes radicais em corredeiras de rios e cachoeiras. São mais de 1500 quilômetros de estrada formados por 177 municípios entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Outra opção é conhecer os segredos do subsolo deste rico estado, visitando o Circuito das Grutas formado pelas cidades de Baldim, Cordisburgo, Lagoa Santa, Capim Branco, Jetiquibá, Matozinhos e Sete Lagoas. A Gruta do Maquiné em Cordisburgo, a Gruta da Lapinha em Lagoa Santa e a Gruta do Rei do Mato em Sete Lagoas, são as mais conhecidas e nelas encontrará cachoeiras e rios subterrâneos com magníficas estalagmites e estalactites, além de ossadas humanas e de animais extintos, inscrições rupestres e objetos feitos com artes ancestrais.

Também tem o Circuito das Águas no sul de Minas Gerais composto por dez cidades sendo Caxambú, São Lourenço e Araxá as mais importantes. O circuíto é muito procurado por suas estâncias hidrominerais, cujas águas possuem propriedades terapêuticas e medicinais. Além dos parques que podem ser percorridos em passeios de pedalinhos, teleférico ou em charretes, o circuito conta com fontes e balneários que oferecem banhos e massagens para uma completa harmonia entre mente e corpo.

Os ideais reolucionários, a escravidão e o ciclo do ouro foram marcantes para as famosas Cidades Históricas de Minas, que guardam até hoje relíquias da arte barroca dos artistas Aleijadinho e Ataíde. Estas cidades conservaram toda a tradição e cultura do estado em suas majestosas igrejas, museus, ruas e casas, motivo pelo qual as cidades de Ouro Preto e Diamantina receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela UNESCO.

Por Cristina Terra. Fonte: Blog.bestday.com.br