O total de 54 mil kits de ajuda humanitária foram destinados, pelo Ministério da Integração Nacional, a famílias vítimas de inundações nos municípios de Calçoene e Macapá, no estado do Amapá.

O investimento federal, de R$ 1 milhão, garantiu cerca de 51 mil galões de água potável, 700 cestas de alimentos, 900 colchões, 850 kits com materiais de limpeza e higiene, além de produtos para assistência infantil e a idosos.

A capital Macapá recebeu o reconhecimento federal de emergência no início de março, em decorrência de erosões nas margens do rio Araguari, situação que tem afetado comunidades no distrito de Bailique.

Já no município de Calçoene, atingido por chuvas intensas e inundações, a situação de emergência foi reconhecida no último dia 30 de março. Solicitação de recursos.

Para ter acesso ao auxílio, os estados e/ou municípios devem apresentar um Plano Detalhado de Resposta (PDR) ou o Plano de Trabalho para reconstrução de áreas danificadas.

Com base nesses documentos, o Ministério da Integração Nacional define as ações de apoio que serão disponibilizadas. Além de materiais, as prefeituras podem solicitar recursos financeiros ou logísticos para atendimento emergencial da população.

Fonte: Portal Brasil