Em poucos anos, o antigo distrito repleto de galpões fechados com fábricas e oficinas se transformou no bairro das artes no sul da Florida. Iniciou-se com murais, arte de rua e grafites quando foi encorajado pela vizinhança e investidores agradados pelo visual alegre repleto de cores. Hoje, existem mais de 70 galerias e museus, dúzias de novos restaurantes e bares, centenas de companhias, curadores e artistas trabalhando em uma área cheia de vida.

Wynwood é o maior museu de arte de rua a céu aberto com uma mistura única de renomados artistas e novos nomes sendo revelados dia após dia. Antigamente, os segundos sábados de cada mês eram os dias mais concorridos e com muita programação; hoje o bairro tem muita vida e programação todos os dias da semana. Tem muito para ser visto!! Restaurantes, bares, jardins e muita arte por todos os cantos.

Antigamente a area que era frequentada por uma população de maioria porto-riquenha de operários, transformou-se na região mais descolada da cidade. Fábricas e depósitos antigos agora são habitados por uma população criativa que respira arte, coleções e imaginação. Surpreendentemente o local se tornou também uma Meca gastronômica. Há exatos dez anos atrás um boteco ou outro era a única opção. Hoje, sobram opções e estilos para serem explorados na região, entre muitos, seguem algumas opções:

• Wynwood Kitchen and Bar: Se você procura um lugar para petiscar enquanto digere toda a arte ao redor, este é o lugar! Estabelecido para atender a semana de arte ‘Art Basel’ em 2010, o local criou raízes, fez nome e se mantém como um lugar privilegiado para vivenciar arte enquanto pode-se ver e ser visto.

• Joey’s: O restaurante agrada celebridades e a todos os mortais!! Conhecido como o preferido de Jay Z e Beyoncé onde todos podemos ter um momento de glamour. No menu, a massa com trufas, a pizza de queijo de cabra ou qualquer item do menu sempre em renovação será com certeza delicioso no primeiro hotspot do bairro que mantém sua fama de queridinho.

• Kyu: Tradicionais na cidade, o chef Michael Lewis e o gerente geral Steven Haigh vindos do restaurante Zuma, inovaram no bairro com o menu inspirado na Ásia. Os pratos são tradicionalmente preparados a lenha onde o preparo dos pratos pode ser acompanhado pelo cliente. Um boa escolha são as costelinhas.

No bairro onde arte e culinária se fundem em perfeita harmonia, um bom programa são os tours culinários que fazem o trajeto das artes com a oportunidade de deliciosas degustações rodeados de grafites urbanos e murais coloridos onde é possível relaxar e provar as cervejas locais.

Wynwood é um bairro único que transborda arte vibrante, cervejarias, lojas, bares, restaurantes, clubes noturnos e até opções infantis. É um programa para toda a família e não pode passar despercebido em sua visita a Miami.

ERIKA S. OLIVEIRA
@miamiexperience
www.miamiexperience.top