O ativista social José Geraldo de Souza Castro (Zé do Pedal), 59, foi convidado pelo Comitê organizador da Convenção do Centenário do Lions Clube Internacional a proferir palestra sobre a sua experiência na África durante os dois anos que ele permaneceu naquele continente, a ser realizada entre 28 de junho a 4 de julho, em Chicago – Estados Unidos.

A palestra do Zé do Pedal terá 30 minutos de duração e mais 15 minutos para perguntas e respostas, estando agendada para o dia 30 de junho próximo no Salão B, do “McCormick Place Convention Center”.

Entre março de 2008 a junho de 2010, Zé do Pedal percorreu, em um kart a pedal, 17.300km e visitou 23 países do continente, tendo como objetivo chamar a atenção da comunidade internacional sobre dois dos maiores problemas que afetam a visão das crianças no mundo inteiro, principalmente nos países mais pobres.

Durante a palestra, os convidados terão oportunidade de ver a mostra fotográfica “África: Imagens da Alma”.

Zé do Pedal

Mineiro de Guaraciaba e cidadão honorário de Viçosa, o jornalista, fotógrafo, técnico em turismo, ativista social, ambientalista e ciclista, José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, atual presidente do Lions Clube de Viçosa, realiza, há 35 anos, inusitadas aventuras de cunho social ao redor do mundo. Uma história que começou em novembro de 1981, quando decidiu viajar do Brasil à Espanha, em bicicleta, para assistir a copa do mundo de futebol “Espanha ‘82. Daquele longínquo novembro até hoje, visitou 74 países em cinco Continentes, percorreu 145.000 km a “base de pedaladas”, assistiu a três copas do mundo de futebol, passou por quatro guerras civis, enfrentou chuvas monzônicas, terremotos, sobreviveu a cinco furacões.