Por iniciativa do Consulado-Geral em Miami, com apoio do Conselho de Cidadãos da Flórida, o Ministério das Relações Exteriores autorizou a criação de Consulado Honorário em Orlando. O Dr. Joel Stewart (foto), atual assessor jurídico do Consulado-Geral, irá assumir, a partir de junho, as funções de Cônsul-Honorário.

O Cônsul-Honorário tem como objetivo principal a defesa dos direitos e a assistência, emergencial ou não, dos membros da comunidade brasileira em sua jurisdição, residentes ou de passagem. Cabe ressaltar que não se trata de Repartição Consular com atendimento regular ao público e emissão de documentos consulares, função que continuará sendo exercida pelo Consulado-Geral em Miami.

O Cônsul-Honorário prestará atendimento em Orlando, exclusivamente por agendamento, a cada duas semanas. Em cada visita, está previsto que ele permaneça dois a três dias na cidade. O calendário de atendimento será divulgado com antecedência mínima de um mês. Sempre que for divulgado nova data de visita, será aberta a agenda para atendimentos. Terão prioridade de atendimento idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Por esse motivo, o agendamento para apoio em serviços consulares dependerá de triagem prévia por e-mail.

No exercício de suas funções, o Consul-Honorário irá prestar, inicialmente, os seguintes serviços:

• Assistência Consular;
• Orientação Jurídica;
• Apoio para serviços consulares (exclusivamente procurações e atestados).

Atenção: O Cônsul-Honorário não emite documentos consulares (inclusive passaportes, registros, vistos, documento militar, e título de eleitor) e também não fará recolhimento de documentos para serviços que possam ser feitos pelo correio.

Endereço: Beshara P.A (555 Winderley Pl #300, Orlando, FL 32751)
Tel: 786-464.8600

Na página eletrônica do Consulado-Geral estarão disponíveis as datas previstas para atendimento do Cônsul-Honorário, horário, dados de contato e o endereço eletrônico para agendamento dos serviços.

Acesse o website: http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/