Já parou para pensar como se produz uma festa do tamanho do BR Day NY? Mesmo com mais de 30 anos de estrada, a tarefa não é nada simples. E quanto mais a festa cresce mais aumenta também a responsabilidade.

Como você já deve imaginar, para o público de mais de um milhão de pessoas se divertir no domingo anterior ao Labor Day, os organizadores do evento começam os preparativos da próxima edição logo que acaba a do ano corrente. Começa-se pensando em quais artistas trazer no próximo ano e, para isso, os organizadores estão sempre de olhos e ouvidos abertos para saber o que é sucesso no Brasil e o que a galera aqui nos Estados Unidos gostaria de ver e ouvir.

Durante o ano, há todo um trabalho coordenado entre as instituições que participam da realização da festa. O BR Day é co-produzido pelo empresário João de Matos, também fundador do evento; pelo jornal The Brasilians, publicação de língua portuguesa mais antiga e de maior circulação impressa nos Estados Unidos; com o apoio da TV Globo.

Embora tudo seja muito bem planejado, é no dia do evento que tudo acontece na prática. Primeiramente, é necessário fechar a 6ª Avenida. Claro, que é a própria cidade de Nova York que faz isso precisamente às 23:59 do sábado. Aí inicia-se uma corrida contra o relógio para a montagem do palco. Quem já viu o BR Day de pertinho sabe que o palco é enorme, ou seja, colocar de pé uma estrutura como aquela é um trabalho somente para mestres.

Com o palco pronto, é hora de montar e testar os equipamentos de som. Deve-se lembrar aqui que o BR Day é uma festa de rua com atrações musicais diversas, isto é, mais de um artista sobe ao palco. A equipe responsável tem que arrumar tudo pensando que haverão trocas de bandas e também intervalos. Novamente, um trabalho para uma equipe super competente e experiente, que nunca deixa a peteca cair. Afinal, alguém consegue pensar no BR Day sem bom som e boa música?

Enquanto isso, a área VIP atrás e nas laterais do palco também estão sendo montadas. Para atender o público VIP com aquele carinho especial, a produção instala praticamente uma cozinha a céu aberto, com geladeira, fogão, mesas e cadeiras e tudo mais necessário para tornar a experiência desse público ainda mais satisfatória.

Ao longo da 6ª Avenida e da Little Brazil, o trabalho também é incessante. Desde às 6 horas da manhã, os expositores começam a trazer os seus produtos e montar as barraquinhas. Muitos deles participam do BR Day há muitos anos e é graças a eles que o evento tem tudo que precisamos para matar a saudade da culinária brasileira: pastel com caldo de cana, coxinha de galinha com catupiry, acarajé, guaraná, açaí e tantas outras delicias brasileiras que, dependendo de onde você mora, não é tão fácil encontrar.

A organização dos vendedores e o aluguel de espaços na rua é de responsabilidade da Mardi Gras Festival Productions, LTD. Se você tem interesse em expor algum produto durante o BR Day NY, entre em contato com eles pelo telefone (212) 809-4900.

É claro que o melhor da festa começa às 11 horas do domingo, quando tudo está prontinho para receber o público não somente de Nova York, mas também de diversos outros estados. Muitos chegam por meio de caravanas, que são organizadas meses antes do evento. Mas se você tiver interesse em conhecer um pouquinho mais dos bastidores dessa grande festa, chegue mais cedo, caminhe pela 6ª Avenida e encontre um cantinho mais próximo ao palco. Você vai ficar impressionado como tudo é feito com enorme atenção e dedicação de profissionais super qualificados.