Tempo, tempo, tempo… Qual seria a sua definição sobre o tempo? Ou melhor, você realmente sabe o valor do seu tempo ou o quanto ele é importante em sua vida? Pois é, cada dia descubro e redescubro o quanto um segundo é valiosíssimo. Porém, como não é algo palpável ou físico ou que podemos por uma cifra ou um “rótulo importante” como aquilo que almejamos conquistar, ainda assim é indiscutível sua importância, significado e ainda seu poder para nós é incalculável. Seu poder e influência na natureza sopram como o vento no ciclo de tudo que vive e, sobretudo, no rumo e ritmo de nossas existências. Em suma, uma das maiores certezas que felizmente ou infelizmente na maioria das vezes, aprendemos sobre o tempo é que é algo que jamais nos permite voltar para trás, o que o torna ainda mais valioso e único. Gente, uma das maiores marcas do tempo na minha vida foi que por uma fração de segundos eu escapei com vida do desmoronamento dos prédios do WTC durante o ataque terrorista que abalou os EUA, e com certeza marcou o mundo para sempre. Um segundo no universo do tempo pode valer uma eternidade… será que às vezes não damos valor a cada segundo?

E até mesmo em ditados populares, ouvimos frases do tipo: “Ah, o tempo cura tudo!” Ou ainda: “Você saberá a verdade com o tempo!” Levando em conta alguns destes ditos populares, e a incógnita é ainda maior, pois nunca sabemos quanto tempo nos resta. Visto por esse ponto de vista, o tempo é um privilégio, que devemos agradecer e “navegar é preciso”, já dizia o poeta Fernando Pessoa. O fio do tempo vem repleto de emoções, amor, dores, até ira, sabores e sensações alinhavadas com descobrimentos e lições. Uns aprendem e valorizam mais cedo que outros. Outros se perdem no caminho e infelizmente nunca aprendem o seu devido valor.

Eu pessoalmente aprendi e aprendo diariamente a valorizá-lo e, como consequência ou ainda como uma lição ou como quer que seja que se nomeia, a estima-lo como gratidão. Aprendi também que apreciando o meu tempo, definindo minhas prioridades e minha saúde física e mental faz com que consiga enxergar mais minha vida e os passos que tomo. Ainda mais após tanto “tempo”, ou melhor, anos que sofri com traumas, problemas de saúde em geral. Com o tempo fui agregando e assimilando diferentes conceitos, diferentes sabores e profundas experiências de vida, incluindo as perdas. E com isso dou ainda maior valor a ele e celebro o amor à vida com um adoçante chamado bondade, um toque do poder de cura e a força de um sorriso.

Então gente, aproveitando esse valioso tempinho que estamos partilhando juntos, sem tantas delongas sobre teorias e detalhes, mais uma vez, menciono que as crônicas e pensamentos que divido aqui com vocês são de alguém que já passou por situações fortes e muito traumáticas e falo baseada em experiências de ter sobrevvido a uma tragédia de uma magnitute tremenda, onde muitos infelizmente não tiveram a mesma dádiva que tive. O valor que hoje mais do que nunca dou à vida, o amor que tenho pela vida e ao meu tempo em especial é inexplicável. Em momento algum não é minha intenção partilhar apenas sofrimentos, e sim o que aprendi com eles e como podemos e sim podemos superá-los e ver a vida de maneira positiva, seguindo a corrente da esperança por um mundo melhor e mais justo. O passar do tempo me mostrou que aqueles fanáticos terroristas sim afetaram profundamente o meu estado físico, emocional e carreira profissional. Ainda sim, foi durante esse processo que estou mencionando que descobri que eles não me destruíram por completa, que não conseguiram tocar na minha alma e na minha essência, pois minha força interior e minha fé são maiores que qualquer ato terrorista. E o tempo me ajudou a lapidar ainda mais a minha fé, tornando-me uma pessoa mais forte. E hoje como resultado veio essa garra de escrever e compartilhar minhas experiências e, quem sabe, auxiliar no futuro de alguém.

Não lembro onde, mas li em algum lugar uma frase que me deixou pensativa e me fez escrever e refeletir, a frase é mais ou menos assim: “hoje em dia o mundo estabelece o preço de tudo, mas não entendemos o valor das coisas que realmente precisamos entender…”

Então não deixe as expressoes populares que conhecemos te pegue de surpresa. Saboreie e valorize o seu tempo. Dito isso, que a vida te presenteie com um tempo e um legado maravilhoso e que você assimile o valor de cada segundo de existência! E obrigada pelo seu tempo.

ADRIANA MALUENDAS
Autora & escritora
www.alemdasexplosoes.com.br