A LBV tem promovido vários programas socioeducacionais que ajudam a melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade.

O ideal da LBV se expandiu para os Estados Unidos no dia 30 de outubro de 1986 e, desde então, tem oferecido diversos programas, projetos educacionais e sociais a centenas de famílias de baixa renda nos estados de Nova Jersey e Nova York. Por ter status consultivo geral no Conselho Econômico e Social (Ecosoc) da Organização das Nações Unidas (ONU), a LBV também tem a oportunidade de participar regularmente de reuniões na sede da entidade em Nova York, compartilhando suas boas práticas com delegações e autoridades de todo o mundo.

O primeiro programa desenvolvido pela LBV nos Estados Unidos, 31 anos atrás, foi a Ronda da Caridade, e logo teve o apoio e participação da população local. Em pouco tempo, a ação foi ganhando grande visibilidade e atraindo dezenas de voluntários. Atualmente, beneficia moradores de abrigos em Nova Jersey, que recebem roupas, alimentos e itens de primeira necessidade. Eventualmente, também são realizados mutirões de saúde, oferecendo orientação e cuidados básicos, além de palavras de conforto e ânimo aos que mais necessitam.

Educação para a paz

O Good Will Students for Peace (Estudantes de Boa Vontade pela Paz) é um programa que aplica a proposta educacional da LBV, focada na Pedagogia do Afeto e do Cidadão Ecumênico, e que tem contribuido para o combate à violência nas escolas norte-americanas. Com base nas diretrizes do educador Paiva Netto, diretor-presidente da LBV, o programa tem o objetivo de incentivar a liderança solidária nos alunos, orientando-os para uma sociedade sustentável e pacífica.

A campanha Backpacks for a Bright Future, que distribui mochilas com material escolar para crianças carentes, é outra ação realizada pela LBV nos EUA, que visa apoiar os estudantes no início do ano letivo.

A LBV e a ONU

A LBV tem a oportunidade de participar permanentemente de discussões realizadas pela Organização das Nações Unidas em defesa dos direitos humanos, igualdade de gênero e educação de qualidade para todos. Nestes 20 anos de atuação junto à ONU a entidade tem recomendado boas práticas nas áreas de educação, assistência social, ajuda humanitária e desenvolvimento sustentável, despertado interesse de diversas lideranças internacionais.

Recentemente, a LBV foi agraciada pelo Prêmio “O Espírito das Nações Unidas”, durante a semana de Espiritualidade, Valores e Interesses Globais. Durante o discurso de aceitação, o representante da entidade, Danilo Parmegiani (Foto acima, primeiro da esquerda para direita), destacou a visão de Paiva Netto com relação a promoção da educação com espiritualidade ecumênica. “Quando a razão está unida ao coração, as soluções fraternas fornecem uma vida com a felicidade desejada, o que só pode ser verdade quando há alimento material e espiritual na mesa de todos”.

Ajudando em tempos difíceis

Com o objetivo de aliviar o sofrimento das famílias que foram afetadas pela destruição causada pelos furacões Harvey, Irma and Maria, a Legion of Good Will – LGW (LBV dos EUA) mobilizou pessoas de boa vontade em Nova York e New Jersey para levar material escolar às crianças desses locais, servindo assim de incentivo neste novo ano letivo.

A ação fez parte da já tradicional campanha de materiais escolares da LBV, que arrecada e distribui, para as crianças de baixa renda em Newark (New Jersey), materiais pedagógico.

Primeira escola nos EUA

A construção do Centro Educacional e de Assistência Social Paiva Netto, localizado no bairro Ironbound, em Newark, a maior cidade do estado de New Jersey é o mais novo desafio da LBV dos Estados Unidos. Lançado há alguns meses, o projeto visa atender famílias que vivem abaixo da linha de pobreza, que na região correspondem a cerca de 28%, quase o triplo da taxa no restante do estado e o dobro da média do país, que é de 14,9%.

Quer ajudar a Legião da Boa Vontade dos Estados Unidos? Acesse agora: www.lgw.org/donate