Estenose espinal é o estreitamento ou fechamento do canal espinal (coluna lombar) causando compressão da raiz do nervo, dor e sintomas neurológicos.

Envelhecer é uma das principais causas da estenose espinal. Estenose vem do grego e significa estreitamento.

Estenose pode ser no pescoço, torácica ou lombar.

Estenose espinal pode começar no útero com problemas genéticos ou congênitos desenvolvidos pela mãe. A maioria no entanto ocorre com idade.

Dor lombar ou dor nas costas é uma das queixas mais comuns nos consultórios nos Estados Unidos.

Os sintomas neurológicos podem ser dor lombar, fraqueza ou entorpecimento das pernas, das panturrilhas ou das nádegas. As dores ocorrem comumente quando o paciente caminha ou fica parado em pé.

Uma tomografia computadorizada (CT scan) ou uma ressonância magnética (MRI) podem ser utilizadas para confirmar o diagnóstico.

Os tratamentos tradicionais variam entre anti-inflamatórios, analgésicos, injeções de esteroides epidural e fisioterapia, além de outras modalidades terapêuticas como homeopatia e acupunctura entre tantas outras.

Cirurgia pode ser uma opção quando os sintomas se tornam muito severos ou se os sintomas neurológicas se tornam sérios tipo disfunção da bexiga (incontinência urinária). O objetivo da cirurgia é liberar o nervo (feixo de nervos) comprimido e o cordão espinal aumentando o espaço para os nervos passarem livremente. A cirurgia pode também raspar partes que criam compressão do nervo tipo hérnia de disco. Disco é uma cartilagem que fica entre uma vertebra e outra. Tipo uma almofadinha que fica entre as vértebras da coluna. Se o disco sai do lugar e aperta ou comprime o nervo, causa dor e outros sintomas neurológicos. O nervo neste caso é chamado nervo sciático e causa o que se conhece por sciática.

A melhor maneira de enfrentar o problema da dor nas costas é procurar ajuda e não procrastinar.

Este artigo é um resumo do livro do especialista em dores lombares e este os espinal Dr. Stewart Eidelson no “Advanced Technologies to Treat Neck and Back Pain”.

DR. ALBERT LEVY
Family Practice Physician
www.manhattanfamilypractice.com