Neymar da Silva Santos Júnior, popularmente conhecido no mundo como Neymar Jr., é um jogador de futebol brasileiro nascido em Mogi das Cruzes, estado de São Paulo em 5 de fevereiro de 1992. É filho de Nadine e Neymar Santos, de quem ele herdou seu nome e paixão pelo futebol, já que no passado o pai era também um futebolista. Desde uma idade muito jovem, Neymar mostrou seu amor pelo futsal e pelo futebol de rua e foi nesses esportes que ele começou a mostrar todo o seu talento de futebol.

Neymar começou a se aventurar no mundo do futebol, jogando futebol indoor motivado por Betinho e depois atravessou clubes como Gremental e Santista, pequenos clubes de futebol da cidade de Santos (SP). Em 2003, quando tinha apenas 11 anos, foi contratado pelo Santos Futebol Clube.

Em março de 2009, aos 17 anos, Neymar estreou como jogador profissional do Santos, em um jogo contra o Ocidente no qual ele jogou os últimos 30 minutos do jogo.

Em 2010, foi coroado campeão pelo campeonato paulista, no qual marcou 14 gols em 19 jogos e foi escolhido como o melhor jogador da temporada ao marcar 42 gols em 70 jogos. Todos esses elogios fizeram Neymar começar a ser comparado a jogadores como Robinho e do ícone rei Pelé, que eram seus ídolos.

Na Copa Libertadores de 2011 conseguiu ficar em 3º lugar na tabela de marcadores do campeonato depois de marcar 6 gols; campeonato em que jogou pelo Santos contra o histórico Peñarol do Uruguai. Em dezembro desse mesmo ano, sua equipe iniciou a participação no campeonato mundial de clubes em que ele enfrentou Kashiwa Reysol para as semifinais, uma partida que venceu por 3-1 e Neymar marcou um gol. A final desse torneio seria contra o Barcelona FC da Espanha, o resultado terminou em uma derrota maciça por 4-0 em favor da equipe espanhola, mas mesmo assim, Neymar conseguiu ganhar o Prêmio do Jogador do Ano da América do Sul e o World Soccer Award pelo melhor jogador jovem do mundo. Além disso, ele começaria o ano de 2012, ganhando o Prêmio Puskas pelo melhor objetivo do ano.

Em 2013, Neymar expressou o desejo de jogar em um clube europeu como Chelsea, Barcelona ou Real Madrid, então naquele ano, em maio, ele assinou contrato com o Barcelona FC por 5 temporadas por aproximadamente 57 milhões de euros.

Na partida final da Liga dos Campeões contra a Juventus da Itália em junho de 2015, Neymar tornou-se o oitavo jogador da história a vencer e marcar um gol nas finais da Copa Libertadores e na Liga dos Campeões.

Em dezembro de 2015, Neymar participou pelo Barcelona FC no campeonato mundial do clube, onde iniciou o seu caminho na rodada semifinal contra o Evergrande da Guangzhou. A final desta competição foi contra o histórico River Plate da Argentina, de Lionel Messi. Neymar apesar de não ter marcado gols, tornou-se um jogador histórico depois de vencer três competições mais importantes do mundo: Copa Libertadores, UEFA Champions League e Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Agora Neymar joga pelo Paris Saint-German (PSG) depois de assinar um dos contratos mais caros pela contratação de um jogador.

Fonte: www.historia-biografia.com, por Andrés Felipe