A famosa máxima “Sweet Home Alabama” é mais do que uma música. A região está repleta de história, cultura, música e aventura, além de ter desde praias até montanhas. Grandes nomes da música, como Nat

King Cole, W.C. Handy e Hank Williams nasceram no Alabama, e artistas como Aretha Franklin e o grupo The Rolling Stones vieram até o Alabama consolidar suas carreiras. No estado, o gospel está presente nas igrejas, enquanto o blues, o country e o jazz ditam o tom nos bares. Os restaurantes locais servem o churrasco de dar água na boca e frutos do mar frescos, vindos das vilas de pescadores do Alabama. Além disso, há museus que retratam de tudo, desde a luta pelos direitos civis e a história da música até carros velozes e espaçonaves ainda mais velozes.

Na cidade de Montgomery, às margens do rio e sob o domo branco do Capitólio do estado, ocorreu a separação dos Estados Confederados da América, que acabou deflagrando a Guerra Civil Americana. O Alabama também é famoso por seu papel na luta por igualdade entre negros e brancos nos Estados Unidos. Foi nesse estado que o Dr. Martin Luther King Jr. fez seus discursos, organizou marchas e mudou a história. Em Montgomery, Rosa Parks colocou a segregação em xeque ao se recusar a ceder seu lugar no ônibus a um homem branco.

O Alabama conta com destinos exclusivos que impressionam a família toda. Conheça as grandiosas casas com arquitetura pré-guerra civil, repletas de colunas, que se encontram por todo o estado. Visite museus espaciais e automobilísticos para sentir suas emoções à flor da pele. Vá para Phenix City para aventurar-se com o rafting nas corredeiras. Também há belas montanhas e cachoeiras em Mentone, Fort Payne e Gadsden.

Alguns dos principais museus do Alabama são o U.S. Space & Rocket Center (Centro de Foguetes e Espacial Americano), o Barber Vintage Motorsports Museum (Museu Barber de Automobilismo Vintage) e os lendários estúdios da Muscle Shoals, onde grandes nomes gravam suas músicas desde 1959.

O Alabama é um dos melhores destinos gastronômicos dos EUA. No estado, você pode degustar as delícias do sul preparadas sem pressa alguma, visitar restaurantes finos e elegantes e saborear frutos do mar direto do Golfo do México.

No extremo sul, o Alabama é mais conhecido pela Baía de Mobile e pelas praias da Costa do Golfo. A cidade de Mobile é o local de nascimento do Mardi Gras nos EUA. Durante o Carnival, as ruas do centro da cidade ficam repletas de bandas marciais e carros alegóricos coloridos.

Além de praias de areia branca, o Alabama tem parques estaduais entrecortados de trilhas para exploração. Cada balneário conta com uma grande variedade de restaurantes, bares e diversão noturna. Aproveite para jogar nos 26 campos de golfe, com um total de 468 buracos, espalhados pelo estado. Algumas das opções são os campos oficiais da Robert Trent Jones Golf Trail (Trilha de Golfe Robert Trent Jones).

O Alabama é onde fica o coração e a alma cultural do extremo sul. Montgomery e Birmingham ficam a 2,5 horas de carro de Atlanta, enquanto Mobile e as praias de Gulf Shores estão praticamente à mesma distância de Nova Orleans. As cidades, de Florence Muscle Shoals e Huntsville, no Alabama, ficam apenas a algumas horas de carro de Nashville.

Fonte: visiteosusa.com.br