Primeiro ponto: quase nenhuma aranha de jardim faz mal para o ser humano, salvo as exceções como a Armadeira, Viúva negra, aranha marrom e outras.

As caranguejeiras (como são chamadas no Brasil) e Tarântulas (no resto do mundo) apesar do tamanho e ter aquele aspecto de bicho malvado, não são venenosas aos seres humanos apesar da picada ser bem dolorida. A caranguejeira é uma aranha inofensiva e extremamente dócil com humanos. Muitas pessoas tem esses aracnídeos como bichinhos de estimação. Apenas os pelos urticantes que ela expele apenas quando se sente ameaçada, podem causar problemas mais sérios se atingirem os nossos olhos.

Completamente diferente das tarântulas, uma das mais perigosas e agressivas é a Armadeira que não tem medo de nada. Tanto a aranha marrom quanto a Viúva negra também são perigosas, mas essas são mais medrosas, porém se ameaçadas o ataque é certo.

A tarântula (caranguejeira) é espécie ameaçada devido principalmente à destruição do seu habitat, e a caça para criação como animal de estimação. Em contrapartida, é uma das aranhas mais criadas em cativeiro.

Existem milhares de espécies de aranhas (35 mil, no mundo), muitas são inofensivas, outras não, mas todas são incômodas quanto resolvem morar dentro de casa. Algumas ervas ou gotas de essência de hortelã, laranja, limão, vinagre, tabaco, lavanda, cânfora ou cravo-da-índia pela casa são aromas que as aranhas caseiras odeiam.

Conheça as aranhas mais venenosas do mundo:

• Aranha-armadeira: A aranha armadeira é considerada a mais perigosa do mundo, sendo encontrada no Brasil. Para se ter uma ideia, apenas 0,006 mg do seu veneno é suficiente para matar um rato e mais mortífero que muitas serpentes.

• Aranha-marrom: Oito espécies da aranha-marrom são encontradas no Brasil. No local da picada normalmente ocorre necrose. Não é uma aranha agressiva, e muitas vezes pode ser encontrada dentro dos sapatos.

• Aranha-teia-de-funil: A aranha-teia-de-funil é nativa da Austrália, o seu nome deve-se ao fato de elaborar teias que assemelham-se a funis. O veneno da aranha-teia-de-funil é um dos mais perigosos e pode ser fatal para os humanos ao afetar o sistema nervoso.

• Viúva-negra: A aranha viúva-negra, conhecida por matar e alimentar-se do macho após a cópula, é encontrada em toda a América. Apenas as fêmeas picam os seres humanos e causam acidentes. Sem a ajuda médica, a vítima pode morrer.

• Aranha-rato: A aranha-rato é encontrada na Austrália, e o seu nome deriva do fato das mesmas cavarem tocas para servir de esconderijo dos predadores e um local seguro para guardar os seus ovos e filhotes. Não são agressivas, mas possuem um veneno poderoso.

• Aranha-de-costas-vermelhas: A aranha-de-costas-vermelha é nativa da Austrália e introduzida em diversos locais do mundo. Ela destaca-se pela presença de faixa longitudinal vermelha na parte superior do abdômen e do mesmo modo que as viúvas-negras, também se alimentam dos machos após a cópula. A sua picada causa dor intensa e foi responsável pela morte de algumas pessoas.

• Aranha-da-areia: A aranha-da-areia recebe esse nome pois usa a areia para se camuflar, isso porque habita os desertos da África e América do Sul. A sua picada pode levar a morte.

As aranhas podem ser seres pavorosos para algumas pessoas, onde 5% da população mundial desenvolvem a chamada aracnofobia.

Fontes: www.ecoparquesperry.com.br e www.todamateria.com.br