Brasília completa 58 anos em 2018. Desde que foi inaugurada, numa quarta-feira de abril, no ano de 1960, a capital, construída no coração do Brasil, reúne pessoas de várias regiões do País.

Foi a vinda desses brasileiros que tornou realidade a cidade sonhada por Dom Bosco. Uma mistura que faz de Brasília a cidade com a cara e o DNA do Brasil.

O historiador Francisco Adolfo de Varnhagen, em 1839, fez a primeira visita prática ao centro do Brasil e definiu o lugar mais apropriado para a construção da futura capital. Seria em um triângulo formado pelas lagoas Feia (na atual Formosa), Formosa (na atual Planaltina de Goiás) e Mestre D’armas (na atual Planaltina do DF). Mas apenas em 1955, em resposta a um cidadão durante

comício, o então presidente Juscelino Kubitschek prometeu a transferência da capital. Em 15 de abril do mesmo ano, a Comissão de Localização da Nova Capital Federal escolheu o Sítio Castanho como local definitivo para sediar o governo do Brasil.

Com atuação determinante dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Brasília resiste como importante polo de serviço público, despertando em seus moradores o interesse pela carreira e pela dedicação aos concursos. Parabéns Brasilia!

Fonte: Governo do Brasil