Sempre digo que é muito bom começar uma leitura sem esperar muita coisa de qualquer história que seja, pois quando ela te surpreende, é para valer. E foi exatamente o que aconteceu com Império das Tormentas de Jon Skovron, publicação da editora Arqueiro. Logo de cara, já se percebe que, apesar de ser um Young Adult, a linguagem está mais para “adult” do que “Young”, pois existe uma boa quantidade de palavrões e expressões adaptadas para o universo de Nova Laven e o Círculo, que já te deixa grudado na trama toda.

Skovron optou por ir contando as história de Hope e Red, intercaladamente, até que em certo momento da trama, ambos se juntassem e formassem uma dupla improvável em busca de vingança e justiça. O universo criado pelo autor, é daqueles bastante cruéis e desafortunados, pois a trama toda se desenrola

na parte pobre e miserável de Nova Laven.

A construção dos personagens principais também é uma coisa bem bacana, que começa quando ambos têm 8 anos até chegar aos 18 anos de ambos. Mas não se trata daquelas construções extremamente longas como alguns livros de fantasia que existem por aí. Aqui em Império das Tormentas é uma construção mais rápida, sem ser superficial, contando com as principais passagens tanto de Hope quanto de Red e pulando alguns anos entre as partes que dividem toda a história desse primeiro livro.

Jon Skovron também se preocupou com toda a gama de personagens coadjuvantes que preenchem de maneira muito competente e, também devo dizer, bastante divertida também. É bacana demais “ver” as passagens onde cada um deles trilha seu caminho e vai ganhando e, também devo dizer, perdendo amigos e companheiros durante a jornada de cada um.

Como disse antes, o vocabulário dessa turma é bastante diversificado, então tem que prestar um pouco mais de atenção para entender o que eles querem dizer para não ficar com cara de “marreta”. Mas não se preocupem, caros leitores, existe sim a luz no final do livro, ou seja, um glossário das gírias mais comuns de Nova Laven.

Tenho certeza que todos irão gostar demais dessa primeira viagem de Hope e Red naquela que promete ser uma grande trilogia cheia de aventura, combates, magia, violência, amor, amizade e muito mais. Sem dúvida alguma O Império das Tormentas de Jon Skovron é absolutamente e divertidamente IMPERDÍVEL.

Sobre o autor: Jon Skovron já foi ator, músico, salva-vidas, bilheteiro da Broadway, funcionário de depósito, escritor de manuais e desenvolvedor web. Finalista do prêmio Morningstar por Império das Tormentas, Jon é autor de diversos livros para jovens leitores e seus contos já figuraram em várias publicações e antologias. Mora no subúrbio de Washington com dois filhos e dois gatos, e gosta de histórias sombrias, estranhas e ligeiramente engraçadas.

Fonte: Saga Literaria

Jeffa Koontz
Crítico Literário
www.sagaliteraria.com.br