A poucos minutos da cidade do Recife, Olinda encanta por seu charme, pelo Carnaval animado que atrai milhares de visitantes, e por suas belas construções. Já foi a cidade mais rica do Brasil Colônia e hoje é considerada uma das regiões mais bem preservadas dessa época. Toda essa herança histórica rendeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Suas famosas ladeiras abrigam um sítio histórico com belíssimas igrejas, como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos (construída no século XVII) e a Igreja de Nosso Senhor Salvador do Mundo (a primeira construída no Brasil), além de prédios barrocos, casarões, atêlies e museus, como o Museu do Mamulengo.

Para aproveitar melhor o passeio e curtir um cenário de arquitetura colonial, coqueiros e mar azul ao fundo, o ideal é caminhar com calma e apreciar todos os detalhes da região.

Terceira maior cidade de Pernambuco, Olinda abriga também inúmeros artistas e artesãos consagrados internacionalmente. No Mercado da Ribeira, você encontra diversas oficinas e galerias com artesanato, e o Mercado de Artesanato do Alto da Sé também é um lugar ótimo para encontrar souvenirs típicos, como folhetos de literatura de cordel e carrancas esculpidas em madeira. Ali você também pode experimentar a tapioca (iguaria tipicamente brasileira e de origem indígena, feita com farinha de mandioca e recheada tradicionalmente com queijo coalho e coco).

O carnaval em Olinda é um espetáculo imperdível. Com características próprias e diferente de outras regiões do Brasil, a festa atrai milhões de foliões do mundo todo que lotam suas ladeiras para curtir o ritmo típico e acelerado do maracatu e do frevo. O desfile dos famosos bonecos gigantes e de grupos carnavalescos que exibem coreografias especialmente criadas para o período também são atrações bastante apreciadas por quem visita Olinda durante o carnaval.

Fonte: www.visitbrasil.com