A maior festa brasileira fora do Brasil, e a mais esperada do ano, está chegando. O BR Day NY está marcado para o dia 2 de setembro, véspera do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, a partir das 11hrs, na 6ª Avenida. Como acontece há mais de três décadas, a celebração será marcada por muita música brasileira, comida típica do País e, o melhor de tudo, a alegria contagiante do povo brasileiro.

Para a 34ª edição do evento, os organizadores programaram uma festa com atrações diversificadas para satisfazer um público multicultural, incluindo os milhares de brasileiros vindos de várias partes do EUA.

Trazendo o pop rock brasileiro, a consagrada banda Paralamas do Sucesso pisará pela primeira vez no palco do BR Day NY. Eles prometem lembrar os seus maiores sucessos e empolgar muito, especialmente os amantes da música dos anos 80.

Como de costume, a música sertaneja estará presente na 6ª Avenida. Este ano é a dupla Matheus & Kauan que vai embalar os corações apaixonados. Os jovens irmãos têm vários sucessos gravados e já trazem na bagagem shows lotados por todo o Brasil.

E para enlouquecer totalmente quem não consegue ficar parado, o maior produtor e DJ do Brasil, Dennis DJ, vai trazer o seu famoso baile para a maior festa brasileira dos EUA. O “Baile do Dennis” vai embalar a galera com o melhor do funk e os convidados super especiais Tony Garrido e MC Koringa.

Para completar o time de estrelas, o BR Day NY ainda vai apresentar uma revelação da música brasileira, a vencedora do programa The Voice Kids Brasil, Eduarda Brasil, e, comandando a festa, a apresentadora Ana Furtado.

O BR Day NY 2018 acontece em 2 de setembro a partir das 11 horas. Os shows começam às 13 horas e encerram por volta das 18 horas. O palco é montado na 6ª Avenida entre as Rua 42 e 43, mas a festa se estende ao longo da 6ª Avenida até o Central Park.

História

O BR Day NY foi criado em 1984 pelo empresário João de Matos como uma forma de celebrar a Independência do Brasil. No início, a festa ficou restrita à Rua 46, conhecida como Little Brazil; mas com o passar dos anos cresceu tanto que precisou ser transferida para a 6ª Avenida. Hoje o BR Day NY tem um público de mais de 1 milhão de pessoas que se espalham anualmente por vários blocos da 6ª Avenida para ver e ouvir grandes sucessos da música brasileira, matar a saudade de casa com a culinária e produtos típicos brasileiros e confraternizar com conterrâneos que vivem em várias partes dos EUA.

Organização

O BR Day NY é co-produzido pelo empresário João de Matos, pelo jornal The Brasilians e pela TV Globo Internacional. Assim que acaba uma edição, a equipe começa a pensar na próxima, principalmente nas atrações musicais que virão. O obstáculo maior é sempre encontrar artistas que satisfaçam a comunidade com agenda disponível no dia do BR Day NY, que tem data flexível. Mas a festa só é montada mesmo no dia. À meia-noite de domingo, a polícia de NYC fecha a 6ª Avenida e aí começa a montagem do palco. Uma estrutura enorme é erguida em poucas horas, pois pela manhã já começa a chegar o público verde-amarelo.

Caravanas

O público do BR Day NY é bastante diversificado e, embora seja composto majoritariamente por brasileiros, há pessoas de todas as nacionalidades. Hispânicos e americanos adoram o “Dia do Brasil” e curtem a festa tanto quanto os brasileiros. Estes vêm de todas as partes dos EUA, muitos em caravanas organizadas meses antes do evento. Aliás, os organizadores recomendam aos brasileiros de outros estados a virem em caravanas, pois além de poderem relaxar durante o trajeto, os membros das caravanas têm lugar reservado mais pertinho do palco. Se você tem interesse em organizar uma caravana para ir ao BR Day NY ligue para (212) 398-6464 e fale com Marilene de Carolis, ou se quer saber onde está a caravana mais próxima de você entre no site www.brazilianday.com.

Seja VIP

BR Day NY é bom de qualquer lugar da 6ª Avenida, que tem telões e som espalhados em vários pontos. Contudo, quanto mais perto do palco, maior é a emoção. Se você não vem de caravana, para chegar lá na frente é preciso chegar cedo, às vezes, muito cedo. Tem gente que antes das 7 horas já está batendo ponto por lá. Mas há também outra forma de estar grudadinho no palco. A organização do evento oferece camisetas VIP que podem ser compradas com antecedência e garantem, além de um lugar privilegiado para assistir aos shows, tem acesso ao backstage, onde haverá lanches e bebidas. O número de camisetas é limitado por isso se você tem interesse em curtir a festa como VIP, visite o site www.brazilianday.com para adquirir a sua.

Feira

Não é só a música que encanta os frequentadores do BR Day NY, a culinária e o artesanato brasileiro também estão sempre muito bem representados na festa. Ao longo da 6ª Avenida e principalmente da Rua 46, o público encontra barraquinhas de comidas, doces, artesanato e outros produtos brasileiros. A variedade é tanta que dá até para pensar que fomos transportados para o Brasil. Tem caldo de cana com pastel, acaraxé, bolo de milho verde, churrasquinho, guaraná, biquinis, blusa da seleção e muito mais. Se você tiver interesse em expor ou vender o seu produto no BR Day NY, você deve reservar o seu espaço com a Mardi Gras Festival Productions, ligando para (212) 809-4900.

Fique de olho

Na edição de agosto, o jornal The Brasilians vai dar destaque as atrações musicais do BR Day NY e contar um pouco do que elas estão preparando para a festa deste ano. Tem muita novidade vindo por aí, então fique de olho na nossa próxima edição e acompanhe tudo o que está sendo preparado para a maior festa brasileira do mundo.