James Brown foi cantor, compositor e produtor musical norte-americano, autor de “I Feel Good”, um dos grandes sucessos de sua carreira. Inventor do funk, se tornou um dos maiores nomes do showbiz.

James Joseph Brown Jr., nasceu em Barnwell, Carolina do Sul, no dia 3 de março de 1933. Abandonado pela mãe foi criado pelo pai e por uma tia que gerenciava um bordel. Cresceu em um bairro pobre, e para ajudar no sustento da casa trabalhou em diversas funções, como engraxate e lavador de pratos. Antes de completar 20 anos de idade, por diversas vezes, foi preso por roubo à mão armada e condenado a mais de oito anos de prisão. Por bom comportamento, depois de três anos foi levado para um reformatório.

Em 1953, acolhido pela família do cantor Bobby Byrd, ingressou no mundo musical. Em 1953 passou a fazer parte do grupo musical “The Starlighters”. Em seguida o grupo mudou o nome para “the Famous Flames”. Em 1955 gravou o single “Please, Please, Please”, que atingiu o nº 5 na parada R&B. Em 1958, com o lançamento de “Try Me”, o grupo passou a se chamar “James Brown and the Famous Flames”. Em 1964, James Brown lançou o disco “Out of Sight”, que o levou para o caminho do funk.

Em 1964 lançou dois grandes su-cessos: “I Got You” (I Feel Good) e “Papa’s Got a Brand New Bag” que se transformaram em seus maiores sucessos, tanto nas paradas pop, como nas paradas de R&B. Em 1966, “Papa’s Got a Brand New Bag” venceu o Grammy: Melhor Gravação de Rhythm & Blues.

O Hit “Say It Loud, I’m Black and I’m Proud”, lançado em 1968, uma declaração do orgulho negro, se tornou relevante para os movimentos dos direitos civis dos anos 60, ao mesmo tempo, sofreu censura de várias emissoras de rádio norte-americanas. Nos anos 70, Brown fez sucesso com “Sex Machine”, que chegou ao nº 1 em 1970, “The Payback”, que recebeu o disco de platina em 1974, além de “Papa Donn’t Take No Mess”, “Body Heart”, entre outros.

Em sua passagem pelo cinema Brown atuou nos filmes, “The Blues Brothers” (1980) e “Blues Brothers 2000” (1998). Em ambos foi o reverendo Cleophus James. Em 1986 gravou a música “Living in América”, tema composto para o filme “Rocky IV”.

Suas últimas aparições em público foram em 2006, em Roundhouse de Londres e na cerimônia no Alexandra Palace em Londres onde foi reconhecido com sua entrada no Hall da Fama do Reino Unido.

James Brown faleceu em Atlanta, EUA, no dia 25 de dezembro de 2006.

Fonte: www.ebiografias.com, por Dilva Frazão