Tradicionalmente, o BR Day NY ocupa todo o domingo antes do feriado do Dia do Trabalho nos EUA. Mas como a festa é muito boa, fica sempre aquele gostinho de quero mais. Por isso, no ano passado, os organizadores do BR Day NY anteciparam um pouquinho a festa e lançaram o “Esquenta do BR Day NY”. A ideia era mostrar um pouco mais da cultura brasileira, além da música, o destaque do grande festival de domingo. Assim, o samba, o maculelê e as artes marciais deixaram as ruas de Nova York ainda mais verde-amarela. O público gostou e, então, neste ano, tem mais “Esquenta” vindo por aí.

No Sábado, 1º de setembro, entre às 15 e 17 horas, acontece a 2ª edição do Esquenta do BR Day NY. Este ano, a grande atração é a Batalá New York, um grupo de percussão formado e liderado apenas por mulheres. Com um repertório de música, figurino e coreografia originários da Bahia, Batalá compartilha a cultura afro-brasileira e promove o empoderamento das mulheres através de suas performances contagiantes.

Batalá mantém presença em Nova York desde 2012 e tem inspirado e treinado mulheres de diversas origens, idades e níveis de experiência. As performances notáveis ​​do Batalá New York incluem: o tour do 50º aniversário dos Rolling Stones, shows no Barclay’s Center e no Prudential Center; Cerimônia da Seleção Nacional Feminina de Futebol dos EUA no New York City Hall, entre outros.

A Programação do Esquenta

No dia 1º de setembro, às 15hrs, o grupo Batalá se concentra nas escadarias das Times Square. Ali começa a apresentação. Às 15:30 a banda começa a marchar em direção a Rua 46. O desfile segue pela Rua 46 até chegar em frente ao Restaurante Emporium Brazil, que fica entre as Avenidas 5ª e 6ª. Uma nova performance acontece no local. O evento se encerra por volta das 17 hrs.

Este evento é gratuito e pretende reunir brasileiros e admiradores do Brasil para dar início ao BR Day NY 2018.

Photos by Elizabeth Tom

KARINE PORCEL
Jornalista
karinethebrasilians@gmail.com