A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinou o contrato com a empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A para realizar os reparos emergenciais. Com isso, um canteiro de obras foi montado ao lado da instituição. As ações foram iniciadas depois de o Ministério da Educação (MEC) liberar R$ 8,9 milhões para o museu.

Segundo a pasta, as primeiras intervenções vão envolver o reforço estrutural de paredes e áreas com risco de desabamento. Em seguida, será instalada cobertura no edifício. “Esse primeiro aporte será para que a empresa contratada possa fazer as escoras, a cobertura e também os containers que vão dar o apoio nessa fase de triagem do acervo que se encontra lá ainda”, afirmou Henrique Sartori, secretário executivo do MEC.

A outra fase da reforma será destinada à parte interna do palácio. Nessa etapa, o museu deve receber cerca de R$ 5 milhões do MEC.

Em setembro o Museu Nacional apresentou o festival Museu Nacional Vive, na Quinta da Boa Vista. Durante o evento, foi possível conhecer parte do acervo preservado do Museu, de aproximadamente dois milhões de peças.

Fonte: MEC