O Brasil é o maior país da América do Sul em extensão territorial e ocupa a quinta posição entre todos os lugares do mundo, perdendo apenas para Rússia, Canadá, China, Estados Unidos. Terra de povo acolhedor, de beleza encantadora e rica em traços culturais. O Brasil está cada vez mais na lista de lugares a conhecer, até mesmo de quem mora fora ou no próprio país. Sua imensa região territorial possui atrações em cada canto do país, dispensando comentários frentes a tantos roteiros e lugares a serem explorados.

Todo ano algumas praias se destacam no litoral brasileiro pela descoberta que turistas fazem, ou ainda pelas constantes promoções locais. Em 2018 não foi diferente! Vamos mostrar a seguir as praias sensacionais do Brasil que você não pode perder na suas viagens de ferias do verão brasileiro, onde há muito mar, sol, sombra e água fresca.

Não faltam destinos para conhecer, de Norte a Sul, para relaxar ou para festejar. É só escolher.

Praia de Jurerê (Florianópolis,SC)

Essa é Jurerê, localizada na costa norte de Florianópolis e reduto de gente jovem e bonita, de muita festa e agito. Considerada a praia mais badalada da ilha mais badalada do Brasil.

Jurerê, na verdade, pode ser dividida em duas: a Tradicional e a Internacional. A primeira, na parte direita, é mais familiar e tranquila, repleta de casas e hotéis. A segunda, na esquerda, recebe sempre comparações a Miami, com festas na areia e quiosques tocando música eletrônica com frequência.

Jurerê Internacional também é o bairro mais luxuoso de Floripa. Suas mansões com inspiração norte-americana não possuem muros, já que o bairro é todo muito bem patrulhado por empresas de segurança. E nas ruas é possível encontrar muitos carros de luxo impensáveis em outros lugares.

A praia de Jurerê em si é bastante agradável, com mar calminho e uma ótima estrutura de quiosques para atender a todos. Também não faltam opções de hospedagem e gastronomia de todos os tipos, além de beach clubs que promovem as mais procuradas festas da Ilha da Magia.

No fim das contas, é uma bela opção para quem deseja curtir bastante o verão brasileiro.

Praia de Itamambuca (Ubatuba, SP)

Já não é de hoje que o litoral norte do estado de São Paulo vem sendo reconhecido por suas belas praias e estrutura de ponta para receber turistas. Embora alguns lugares como o Guarujá, a Ilhabela, Maresias e Bertioga possam ser mais famosos, a praia que mais tem tudo para conquistar corações no verao é Itamambuca, que fica em Ubatuba. Entre as mais de 100 praias da cidade, essa que mais merece atenção por conta da beleza.

Com muito verde ao redor, a paisagem que cerca Itamambuca é estonteante. Afinal, ela fica em meio a uma reserva da Mata Atlântica, com o bônus de ter o rio de mesmo nome desaguando no mar para deixar o cenário ainda mais arrebatador. Nesse cantinho as águas são calmas e todos podem aproveitar. Mas ela também tem sua boa cota de ondas grandes, tornando-se point de surfistas e sede de campeonatos do esporte ao longo dos anos. Embora a preservação dite o tom por lá, existem muitos bares e restaurantes próximos, em geral com ambientação rústica e aconchegante.

E por ficar perto tanto de São Paulo capital quanto do Rio de Janeiro, não passa despercebida por paulistas e cariocas no verão.

Praia dos Carneiros (Tamandaré, PE)

Uma das praias mais exuberantes do litoral de Pernambuco é a Praia dos Carneiros, que fica em Tamandaré. A pequena vila já possui boa urbanização, muitas casas de veraneio e estrutura de barracas para atender os banhistas, embora mantenha ainda o charme de um lugar que foi descoberto há pouco tempo pelo grande público. Através de estradinhas de terra, chega-se a um local praticamente deserto mesmo na alta temporada.

Carneiros conta com pontos de apoio ao visitante em quiosques e restaurantes, além de estacionamento para quem chega de carro. As opções para comer são boas, e muitas oferecem redes para descansar após se fartar com a culinária nordestina de qualidade. Na praia também é possível se divertir bastante com passeios de cavalo e de jangada, ou ainda alugar caiaques ou pranchas de stand up paddle para remar pelo mar azul pernambucano.

Aí é só curtir a beleza de uma das praias mais intocadas e bonitas do nordeste brasileiro.

Praia da Pipa (Tibau do Sul, RN)

Embora já venha sendo bastante procurada nos últimos anos, a Praia de Pipa, em Tibau do Sul, tem tudo para ganhar ainda mais adeptos no verão. Não é segredo que o litoral do Rio Grande do Norte é um dos mais bonitos do Brasil – e ainda guarda muitas jóias escondidas. Pipa já foi descoberta e seu pequeno povoado recebe turistas de todas as partes por conta de sua beleza incrível capitaneada pelas belas falésias e as águas cristalinas.

Entenda por que Pipa é a sensação do Nordeste!

A região ao redor conta com praias para todas as tribos. Aquelas mais agitadas e as mais calmas; as badaladas e as sossegadas; as com mais ou menos estrutura. A Baía dos Golfinhos pode ser considerada a principal, com os charmosos animais dando as caras de vez em quando – há passeios de barco para vê-los em alto mar e, com sorte, nadar ao lado deles. Entre as praias selvagens ou as muitas barracas para atender turistas, não faltam pousadas aconchegantes, restaurantes renomados ou bares para dar o tom da noite.

Se Pipa já era a praia mais em alta do litoral potiguar, sua mistura de simplicidade com estrutura deve ajudá-la a se manter no topo do estado por mais um ano.

Azeda e Azedinha (Búzios, RJ)

Já faz tempo que Búzios é uma das queridinhas do litoral do estado do Rio de Janeiro.

Desde que a atriz francesa Brigitte Bardot descobriu o local na década de 60 e ajudou a popularizar para turistas de todo o mundo, a cidade também passou a ser point de cariocas, paulistas e gente de todo o Brasil – e também de outras partes, que o digam os argentinos sempre presentes.

E como é uma península, Búzios possui praias de todos os tipos. E a que tem tudo para agradar bastante os turistas – e já agrada todos que chegam por lá, na verdade – é a dupla Azeda e Azedinha. São duas praias em que a paz impera e as famílias podem frequentar sem preocupação. O mar é bem calmo e apresenta águas cristalinas de tirar o fôlego. Não há restaurantes, mas as barracas costumam atender bem a todos os banhistas.

Em Azeda é preciso descer uma escadaria que oferece uma das mais lindas vistas de Búzios. A natureza domina nas duas, e é o grande destaque para quem visita ambas.

Jericoacoara (Jijoca, CE)

Jericoacoara é uma das praias mais famosas do Ceará desde que foi eleita entre as dez mais bonitas do mundo por um jornal estrangeiro na década de 90. Com isso, passou a receber não apenas os visitantes de fora, mas também os brasileiros que descobriram esse verdadeiro paraíso nordestino a cinco horas de Fortaleza. Mas apesar do renome internacional, o clima na pequena vila de Jijoca, onde elaestá localizada, segue parado como se nada tivesse acontecido.

Por ser uma vila de pescadores, dá para esperar um ambiente bastante rústico, com ruas de areia e sem iluminação pública. Apesar do mar cearense ser lindo, o grande atrativo por lá são mesmo as lagoas. Nelas é possível passear de bugue ou jangada, descansar em redes sobre a água enquanto bebe um drink ou ver o belíssimo pôr do sol nas dunas ou entre a Pedra Furada. A Lagoa Azul é mais tranquila e simples, enquanto a Lagoa do Paraíso tem mais estrutura e conforto.

Escolha uma delas e aproveite as férias naquele que hoje é o melhor destino do Ceará – e assim deve ficar por muito tempo.

Na Lagoa do Paraíso você pode passear de jangada, de caiaque, de stand up paddle ou apenas relaxar nas águas mornas e cristalinas!

Praia de Grumari (Rio de Janeiro, RJ)

Uma praia que fica dentro de área de preservação ambiental em plena cidade do Rio de Janeiro? Pois é, é possível encontrar essa raridade na capital mais famosa do Brasil. Grumari fica na zona oeste, um pouco além da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, e tem a natureza como destaque principal. E como o ano tem tudo para ser dominado pelas praias mais rústicas e intocadas, que tal conhecer essa na Cidade Maravilhosa?

Grumari já é conhecida entre os moradores locais desde a década de 70, como point de surf e de gente atrás da tranquilidade que não há em Copacabana, Ipanema ou Barra. Seus costões e morros sempre bem verdes chamam atenção de cara, e é a praia ideal para quem quer apenas relaxar e curtir a paisagem do Rio sem muito tumulto.

Definitivamente, uma das mais belas praias da Cidade Maravilhosa – se não for a mais bonita de todas.

Agora só escolher a praia que você quer conhecer em 2018 e boa viagem!