Sábato Antônio Magaldi nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 9 de maio de 1927. Formou-se em Direito pela Universidade de Minas

Gerais, em 1949, mas logo desistiu da carreira e no ano seguinte passou a colaborar como crítico teatral no Diário Carioca.

No início dos anos 50 foi estudar na França, onde obteve o certificado de Estética pela Sorbonne. De volta ao Brasil, passou a lecionar História do Teatro na recém-inaugurada Escola de Arte Dramática da USP. Lá, formou, entre outros atores conhecidos: Ney Latorraca, Juca de Oliveira e Glória Menezes.

Em 1962, Sábato Magaldi publicou “Panorama do Teatro Brasileiro”, que se tornou um de seus livros mais emblemáticos. Recebeu a Medalha de Ouro da Associação Paulista de Críticos Teatrais como Personalidade Teatral de 1962. Nesse mesmo ano, criou a disciplina de “História do

Teatro Brasileiro”. Recebeu o Prêmio Jabuti de Teatro da Câmara Brasileira do Livro, em 1963 e 1965.

Em 1970, Sábato Magaldi passou a lecionar na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA). Doutorou-se na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, com a tese sobre o “Teatro de Oswald de Andrade”. Em 1995 foi nomeado o primeiro Secretário Municipal de Cultura de São Paulo. Em 1983 fez livre-docência na ECA, defendendo a tese “Nelson Rodrigues: Dramaturgia e Encenações”.

Como professor associado do Instituto de Estudos Portugueses e Brasileiros lecionou na Universidade da Sorbonne Nouvelle, em Paris, e na Universidade de Provence, em Aix-em- Provence.

Especialista na obra de Nelson Rodrigues, de quem era amigo pessoal, organizou e prefaciou a publicação “Teatro Completo de Nelson Rodrigues”, em quatro volumes, a obra foi publicada em 1989. Em 1994, Sábato Magaldi foi eleito para a cadeira nº 24 da Academia Brasileira de Letras.

Entre suas publicações destacam-se: “Iniciação ao Teatro” (1995), “O Texto no Teatro” (1989), “Moderna Dramaturgia Brasileira” (1998), “Depois do Espetáculo” (2003), “Teatro da Ruptura: Oswald de Andrade e Teatro da Obsessão: Nelson Rodrigues” (2004).

Sábato Magaldi faleceu em São Paulo, no dia 14 de julho de 2016.

Fonte: www.ebiografia.com por Dilva Frazão