Festas e eventos requintados não são rotineiros para a maioria das pessoas, então é normal que as dúvidas apareçam quando essas ocasiões surgem na agenda. Para auxiliar os convidados, pode ser que a organização determine um dress code, mas há casos em que não é possível saber tão facilmente qual linha deve seguir.

Primeiro verifique se existe de fato um traje obrigatório para a formatura no convite que é enviado para os convidados. Normalmente as formaturas de Highschool são mais informais, já as de ensino superior exigem algum tipo de traje. Caso não haja opções formais é indicado para as mulheres os vestidos midi e para os homens, calça e camisa social.

Você conhece o local da formatura? É importante verificar como estará o clima, se vai chover, fazer frio ou muito calor. Se você sabe que vai estar calor, é importante focar nas roupas leves, já se tiver um bom ar condicionado, aproveite para ousar nos acessórios e blazers mais elegantes.

Marque sua presença pela elegância e não pela ousadia. As brincadeiras com acessórios inusitados são engraçadas mas no fim acabam sendo o motivo de piada da turma. As pessoas dão risada, mas ninguém quer esse elemento no seu álbum de formatura. Diferente daquele que foi para a festa com um look simples mas elegante, que chamou a atenção de todos pelo “bem vestir” e não pela ousadia.

Não abuse da maquiagem, você estará em um ou mais álbuns de fotos e essas imagens serão eternizadas. É comum ver gente decepcionada com as suas fotos de formatura por ter amigas que exageraram na produção.

Divirta-se com moderação. É normal querer beber todas, subir no palco do DJ ou da banda, festejar até o dia amanhecer, afinal é a celebração de alguém que você ama e acompanhou cada passo dessa conquista. Mas lembre-se da moderação. Você não precisa ficar sentado o tempo todo e nem o primeiro a usar o ambulatório. Festas de formatura, por mais simples que sejam, são caras. Não estrague a festa de alguém, não estrague a sua festa. Momentos assim são importantes e celebram o início da carreira de seus amigos.

Aproveite para registrar todos os acontecimentos formais e engraçados através do seu celular, e se for possível, faça uma montagem com os melhores momentos, revele as fotos e presenteie seus amigos agradecendo o convite.

Retribua amor e gratidão!

ARYANE GARCIA
Jornalista, @aryanegarcia
www.aryanegarcia.com