Vitória é uma capital de belas praias e atrações culturais. Você encontra obras importantes na cidade, como a Terceira Ponte, que conecta Vila Velha à parte norte da ilha. Os balneários de Ilha das Caieiras e Curva da Jurema têm restaurantes na orla que servem a tradicional moqueca capixaba.

Catedral Metropolitana: A Catedral Metropolitana começou a ser construída em 1920 e foi concluída em 1970. Foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984. Destaca-se no ambiente por sua imponência e por possuir arquitetura eclética com característica neogótica. Tem como destaque os vitrais de suas paredes.

Galpão das Paneleiras de Goiabeiras: Para manter viva a tradição da cultura capixaba, as paneleiras de Goiabeiras receberam um novo galpão em 2011. A fabricação artesanal da panela de barro é uma das principais expressões da cultura popular de Vitória.

Palácio Anchieta: É uma das sedes de governo mais antigas do Brasil, com origem como colégio jesuíta em 1551. Com a chegada dos padres Brás Lourenço e José de Anchieta, a construção recebeu base mais sólida e caráter religioso. Até 1760, o Palácio abrigou o Colégio de São Tiago, que alfabetizava e ensinava Filosofia e Teologia. No fim do século XVIII, os jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas colônias.

Parque Estadual da Fonte Grande: Última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica. Inaugurado em 2001, tem 21,8 mil metros quadrados onde podem ser observados répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves.

Theatro Carlos Gomes: Em 1924, o Teatro Melpômene, foi parcialmente destruído por um incêndio. O Carlos Gomes foi edificado em seu lugar. No novo prédio, aproveitaram-se colunas de ferro fundido do antigo Melpômene, na sustentação dos balcões e galerias. A obra foi concluída em 1927 e tem estilo arquitetônico eclético.

Praia da Ilha do Boi: Com extensão de 140 metros, a Praia da Ilha do Boi fica em meio a uma área residencial pequena, com águas calmas e claras. A praia é muito frequentada por jovens e uma das mais procuradas em Vitória.

Fontes: www.turismo.gov.br e www.feriasenobrasil.com.br