Kanye West é um produtor musical e rapper norte-americano, também conhecido por Ye. É um grande artista e pop-star, conhecido internacionalmente. Produziu hits de músicos conhecidos como Alicia Keys e Eminem. Ganhou vários Grammys, entre os quais, de Melhor Performance Solo de Rap para a música “Stronger”, do álbum “Graduation”.

Kanye Omari West nasceu em Atlanta, Geórgia. Com o divórcio de seus pais quado tinha 3 anos, foi viver em Chicago, onde sua mãe foi lecionar inglês. West foi criado num ambiente de classe média, ao contrário da grande maioria dos músicos de hip hop.

Kanye West frequentou a The American Academy of Art e Universidade de Chicago, neste último, para cursar artes. Porém, desistiu para seguir a carreira de músico. Começou a produzir músicas que se tornaram famosas através de Alicia Keys, Eminem, Keyshia Cole, Janet Jackson, entre outros. Além disso, álbuns como “The Blue print”, de Jay-Z ficaram famosos a partir de sua produção.

Kanye West teve grande impulso em sua carreira através do produtor NoI.D, que o ensinou a criar samples.

Kanye West lançou seu primeiro álbum em 2004, o “The College Dropout”, seguido por “Late Registration” (2005), “Graduation” (2007), “808s & Heartbreak” (2008) e “My Beautiful Dark Twisted Fantasy” (2010). Recebeu um total de 12 Grammys por esses trabalhos.

Kanye West é dono da GOOD Music, seu próprio selo musical, considerado um dos melhores produtores de hip hop do mundo.

West é casado com a empresária e celebridade Kim Kardashian West, com ela teve 3 filhos: North West, Saint West, Chicago West, a última sendo gerada por barriga de aluguel, porque Kim teve problemas sérios na última gravidez que fariam com que qualquer outra gestação fosse fatal para ela.

Fonte: www.ebiografia.com, por Dilva Frazão