Se no passado recente, investir na atividade social no Brasil refletia o conhecimento, a consciência ou mesmo, a vocação dos empresários responsáveis por algumas corporações, hoje, parece, a realidade é outra.

O investimento direcionado a área social atualmente é, talvez, o caminho mais eficaz para a conquista de consumidores, para a ampliação em vendas, para a fidelização e formação de novos hábitos de consumo, para a criação de fãs, guardiões da marca. Antes, atingir tais objetivos só era possível com maciço investimento na mídia convencional.

O Brasil, certamente, é um desses mercados, um dos mais carentes e necessitados do mundo. Mesmo diante de intensos esforços, o país não consegue proporcionar condições adequadas para a grande parte de seus 210 milhões de habitantes.

Para o brasileiro consciente e inteirado, imagino ser desnecessário lembrar as carências de nossa população, a quinta maior do mundo, identificada por baixos e estáveis índices de desenvolvimento humano, septuagésima nona posição para ser mais exato. Essa realidade distancia, cada vez mais, a população do mínimo acesso a setores básicos como saúde, educação e segurança.

Desnecessário também mencionar que pontuais esforços e manifestações da iniciativa privada, somados aos escassos recursos oficiais gerados pelas leis de incentivo, algumas bem-intencionadas até, são insuficientes para atender as necessidades básicas de grande parte, a maioria, da população brasileira.

Se a quase totalidade das instituições, organizações sociais não governamentais, muitas dedicadas a reabilitação, a tratamentos e desenvolvimento de programas socialmente inclusivos são financeiramente deficitárias, tais recursos são vitais para a garantia de sobrevivência de 30% da população que dependem desses serviços.

Portanto, por economia, rentabilidade ou para o profissional e empresa que pretende desfrutar da melhor relação custo/benefício na administração da verba de marketing, investir na área social é, sem dúvida, a grande alternativa. Para todos!

ANGELO FRANZÃO
Publicitário
angelo@franzao.com.br