Ao contrário do que muitos pensam, a influência das cores não se baseiam apenas em preferências pessoais ou puro favoritismo. São ondas visuais que influenciam diretamente as pessoas em suas atitudes, comportamentos e sensações, ou seja, são formas de linguagem que podem ser utilizadas para transmitir mensagens. É importante entender seus significados para utiliza-las de maneira eficiente, adequando-as de acordo com cada situação.

Criada em 1963, pelo norte-americano Lawrence Herbert, em New Jersey, New York, a Pantone Inc. é a empresa responsável pela famosa Escala de Cores Pantone. Começou atuando como um sistema de padrões gráficos, voltando-se para profissionais de Design, a fim de solucionar problemas de padronização e possibilitando, assim, a criação de um padrão cromático nas produções da indústria Cinematográfica, Têxtil e em muitos outros segmentos.

A empresa ganhou força em 2000, passando a ser referência mundial para o controle e especificação de cores.

Nos últimos 7 anos, a Pantone definiu a cor do ano que serviu como guia para as áreas de decoração, moda, desing e outros setores da indústria, apresentando a importância da cor como linguagem de comunicação.

Em 2019, a empresa anunciou o Living Coral como a cor do ano que já vêm mostrando sua influência mundial.

Com a proposta vibrante e quente, remetendo ao entardecer, a cor escolhida é capaz de transmitir sensações calorosas e otimistas. O tom alaranjado faz referência aos anos 50 e 60, quando a cor era utilizada em diferentes objetos, como carros e roupas. A associação vintage remete a tempos simples onde as pessoas independiam da tecnologia. A escolha do Living Coral não é importante somente para os setores de design, mas pode, também, ser vista como reflexão para a sociedade atual pela busca por humanização em meio à tantos avanços digitais.

A tonalidade vêm sendo destaque desde o segundo semestre de 2018 e já foi utilizada em grandes premiações por artistas como Alek Wek no Festival de Cinema de Veneza. Além disso, foi também, aposta de grandes empresas e estilistas como Marc Jacobs em suas coleções. Apontada no desfile de spring/summer 2019, é uma forte aposta para o ano e logo chegará a outros setores da indústria.

ARYANE GARCIA
Jornalista, @aryanegarcia
www.aryanegarcia.com