Aconteceu entre os dias 3 e 5 de julho, no Loews Sapphire Falls Resort at Universal, em Orlando (FL), a segunda edição da Jornada Empreendedora, evento que tem por objetivo discutir o empreendedorismo brasileiro nos Estados Unidos, gerando oportunidades de novos negócios não somente para quem já reside aqui, mas também para os brasileiros que desejam internacionalizar a sua marca.

A jornada contou não somente com a participação de renomados palestrantes americanos e brasileiros, como Kevin Harrington e Camila Farani, do Shark Tank USA e Brasil respectivamente, como também outros atrativos que ofereceram ao público presente uma verdadeira imersão no mundo negócios. Entre esses atrativos, destacam-se Pitch Zone, onde os participantes puderam cadastrar suas ideias ou negócios e, ao final do evento, um foi escolhido para receber consultoria de experts; feira de negócios, onde mais de 40 empresas expuseram seus produtos e serviços, gerando novas oportunidades de negócios, parcerias e captação de recursos para expansão em solo americano.

O evento foi criado no ano passado por um grupo que desejava reunir empreendedores brasileiros com o objetivo de ajudá-los no desenvolvimento de seus negócios em um dos mercados que mais crescem no mundo. Esse grupo é composto por Alexandre Damiani, Anderson Ramos, Thiago Jorge, Christopher Regis, Vinicius Bicalho e Renato Alves.

Segundo Anderson Ramos, um dos sócios idealizadores da Jornada, apesar do grande número de eventos realizados nos EUA por e para brasileiros, existia ainda uma necessidade de juntar em um único lugar vários temas que pudessem auxiliar, orientar e educar o empreendedor brasileiro, além de ser um local para criar um networking rico e diversificado.

“Muitos brasileiros chegam nos EUA esperando desenvolver um novo negócio ou implementar negócios que já existam no Brasil e muitas vezes carecem de suporte e direcionamento, constata Ramos. “O evento nasceu para ser um ponto de apoio para estas pessoas e empresas, onde reunimos muitos profissionais e empresas que detém conhecimento de mercado e negócios, para de alguma forma serem um ponto de apoio para este público”, explica.

O público-alvo são empresários e empreendedores brasileiros que moram ou não nos EUA e pretendem desenvolver negócios em solo americano.

A primeira edição, realizada no ano passado no mesmo local, superou as expectativas de público – com cerca de 900 participantes – e resultados alcançados, transformando-se no maior evento para empreendedores brasileiros já realizado nos EUA.

A opção por Orlando como sede do evento se deu por alguns motivos: é a cidades onde todos os sócios residem; é uma das cidades americanas que mais recebem visitantes nos EUA; é também uma das cidades que mais cresce em vários aspectos, como economia, infra-estrutura, turismo, negócios, entre outros.

Contudo, dado o sucesso do evento, os organizadores pretendem levar a Jornada não somente para outras cidades americanas, como também para outros países. “Pensamos em eventos menores com apenas um dia e com o mesmo objetivo de levar informação e ajudar empresários que pretendam fazer negócios nos EUA ou pretendam aumentar sua rede de relacionamento”, antecipa Ramos.

O desejo de crescer e levar informação a quem deseja empreender não para por aí: “Queremos nos tornar o maior evento de conexão de negócios nos EUA para suportar não somente brasileiros, mas também a comunidade Latina e americana que pretendam desenvolver negócios com empresas brasileiras”, finaliza Ramos.