O Itamaraty anunciou recentemente que, em breve, se dará o inicio da fase experimental para que brasileiros integrem o programa Global Entry de “viajantes confiáveis” dos Estados Unidos. A iniciativa permitirá que brasileiros entrem no País sem ter que enfrentar as longas filas do controle imigratório.

A CBP (Alfândega e Proteção de Fronteiras) dos EUA oferece o programa ‘Global Entry’ para acelerar o processamento de passageiros internacionais de baixo risco previamente aprovados que estejam entrando nos Estados Unidos.

Os passageiros inscritos no Global Entry podem evitar a fila de controle normal de passaportes e ir diretamente para o quiosque da Global Entry. No quiosque, os participantes do programa podem escanear o passaporte, o cartão de residente permanente dos E.U.A. ou o visto americano, fazer a verificação da impressão digital e depois fazer a declaração de alfândega. O quiosque emite um recibo de transação e direciona o passageiro para a esteira de bagagens e para a saída.

O pedido de inscrição no programa Global Entry pode ser feito no website Trusted Traveler Programs (TTP).

O processo de inscrição no Global Entry consiste em três etapas:

• Os candidatos devem preencher e enviar a inscrição on-line pelo website do TTP e pagar uma taxa de USD 100, que inclui a participação no programa por cinco anos.

• O governo irá analisar as informações do candidato e conduzirá uma rigorosa investigação de antecedentes

• Os candidatos serão entrevistados por oficiais da CBP em um Centro de inscrições nos EUA antes da concessão da aprovação final. Os candidatos também podem fazer a entrevista ao chegar a diversos aeroportos dos EUA com o “Enrollment on Arrival”, que elimina a necessidade de agendar um horário.

O Global Entry está disponível em diversos aeroportos. Para obter mais detalhes sobre o programa, visite o site da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA: www.cbp.gov/travel

Vale lembrar que o Global Entry não põe fim à exigência de visto, mas permite que os viajantes previamente cadastrados tenham entrada rápida nos aeroportos americanos.