Helga Ancona viveu na Europa diversas vezes e em Paris conheceu Miúcha (Heloisa Buarque de Holanda) irmã de Chico Buarque.Viajaram juntas com o músico Dudu pela Grécia. Na volta Miúcha conheceu João Gilberto em Paris e pouco depois se casaram.

Em 1967, Helga viajou pela primeira vez para Nova York com um grupo de amigas, uma delas conhecia o seu marido, George Ancona, fotógrafo. Ele era recem divorciado e ela acabou ficando em NY onde se casaram. Neste interim, Miúcha e João Gilberto haviam se mudado para New Jersey. Helga passou muitas noites na casa deles, comendo a comida que João preparava e depois ouvindo-o cantar e tocar o violão ante a madrugada. Naquela época, a pequena Bebel Gilberto tinha uns dois anos.

Em Nova York, Helga trabalhou por uns tempos como fotógrafa e jornalista, quando acabou fotografando Eumir Deodato, Joao Gilberto e vários artistas plásticos.

Depois teve 3 filhos e sua vida se transformou.

Em 1989 se mudaram para Santa Fé, NM. Começou a escutar a rádio pública de Santa Fé: KSFR 101.1 FM one conheceu um DJ venezuelano, chamado Ricardo Perez que fazia o programa “Somos Son” daquela rádio.

Helga contou a ele que tinha consigo muita música brasileira e ele convidou-a a compartilhar o seu programa. Acabaram tendo uma ótima empatia no que resultou Helga ter virado uma DJ sem jamais ter aprendido.

Durante muitos anos, eles fizeram o programa juntos, mas depois ele acabou saiu da rádio e Helga já faz o programa sozinha dos últimos 16 anos que vai ao ar por 3 horas toda sexta-feira das 9 da manhã ao meio dia. O programa chama-se “Jazz etcetera”.

O filho de Helga, Pablo, DJ Pablo 77 vive no Brooklyn e quando vai para Santa Fé, ele e a mãe apresentam juntos os programas.