Muito antes de temas e expressões como protagonismo infanto-juvenil e empoderamento feminino ganharem relevância na mídia e no mundo, a Mônica já era um exemplo da força e da liderança que as meninas podem ter. Há mais de cinco décadas, sua Turma ajuda a transmitir valores como amizade, justiça, respeito à diversidade, entre outros.

Mônica, personagem dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, foi nomeada embaixadora do UNICEF no Brasil em 6 de novembro de 2007, mas a aliança entre a Mauricio de Sousa Produções e o Fundo das Nações Unidas vem de longa data.

Em 1993, a Turma da Mônica, com apoio da agencia, apresentou o Estatuto da Criança e do Adolescente de forma divertida, em quadrinhos, para tornar a lei mais fácil de ser compreendida pelas crianças. Desde abril de 2005, Mônica e outros personagens dos quadrinhos de Maurício de Sousa apoiam a divulgação de mensagens do UNICEF para as crianças em suas revistas. Entre as pautas abordadas, estão o direito a educação, ao aleitamento materno, a inclusão das crianças com deficiência, o combate ao racismo e a importância da prática de esportes.

Já como embaixadora do UNICEF, Mônica e seu criador, Mauricio de Sousa, participaram de campanhas nacionais e globais do UNICEF, tais como “Eu faço um mundo melhor para as crianças”, “Unidos pelas crianças e pelos adolescentes”, “Pequenas Histórias”, entre outras.

Fonte: www.nacoesunidas.org