Se você busca paraísos naturais como os do Sul da Flórida ou a diversão cosmopolita de Miami, não perca seu tempo visitando Virginia Beach. A cidade é um resort praiano interessante para um fim de semana prolongado de descanso e principalmente atividades litorâneas em família.

Embora tenha praia no nome, a cidade não se resume a uma praia. Virginia Beach e outras cidades vizinhas têm inúmeras praias que se estendem ao longo da baia Chesapeake. São praias bonitas, com areia limpa e água com temperatura bastante agradável – pelo menos nos meses de verão.

Vale muito a pena sair da praia principal e mais conhecida, e visitar outras mais distantes, porém ainda mais agradáveis e mais vazias, como Sandbridge Beach.

Tão famoso quanto a praia principal, está o extenso calçadão, repleto de restaurantes, bares, e claro, hotéis. Para quem gosta de resort a beira-mar, Virginia Beach oferece um monte deles. Não são luxuosos como os de Atlantic City, por exemplo, mas são providos de piscina, spa, fitness center, praia particular e vista para o oceano.

Contudo, não são tão baratos. Uma diária em um desses hotéis pode custar

mais de $350 na alta temporada, ou seja, durante os meses de junho, julho e agosto.

Uma alternativa para quem não quiser desembolsar essa quantia é ficar em hotéis fora do calçadão, ou até mesmo alugar uma casa de temporada. Nesse caso, se você viajar de carro, procure não ficar tão distante da praia. O transtorno para estacionar o carro pode tirar qualquer um do sério.

Outra opção é visitar Virginia Beach fora da alta temporada. Esqueça o inverno, claro! Nessa época as temperaturas podem cair bastante e aproximarem-se de zero. Mas uma possibilidade mais em conta é conhecer a cidade em maio ou em setembro, quando a temperatura é agradável e as crianças ainda estão em aula, a cidade mais vazia, e os preços muito mais atrativos.

Virginia Beach não vive apenas de atividades litorâneas. Se chover, não arrume as malas e pegue a estrada. Há opções de passeios culturais como o Museu de Arte Contemporânea de Virginia e – se você estiver no pique para dirigir cerca de uma hora – a cidade colonial de Williamsburg. Ali estabeleceu-se o primeiro assentamento permanente de colonizadores dos Estados Unidos.

Ainda em Williamsburg, há dois parques temáticos, o Bush Gardens e o parque de água, Water County. Se você estiver viajando em grupo é diversão na certa.

Por fim, não há como não mencionar a culinária local. Há uma oferta abundante de restaurantes cuja especialidade é frutos do mar. O melhor é que dá para comer bem e barato.

Embora Virginia Beach não costume desfilar na lista dos melhores destinos praianos dos Estados Unidos, a cidade vive do turismo, recebendo anualmente cerca de seis milhões de pessoas. Mais de 80% deles dizem que retornarão numa próxima oportunidade.

Além das atrações já descritas, a localização também é um dos motivos que levam tantas pessoas a escolherem a cidade para um feriadão ou alguns dias de descanso. Virginia Beach está a apenas três horas e meia ao Sul de Washington DC e a uma curta distância por carro de várias cidades das regiões mais ao leste dos Estados Unidos.

Mesmo não sendo o mais lindo e mais agitado, Virginia Beach pode ser um divertido destino de sol, mar e água fresca.