A Brazilian Endowment for the Arts, cuja face mais conhecida é a de Biblioteca Brasileira de Nova York, comemorou o seu 20º aniversário no dia 20 de Dezembro, na sede da instituição.

Fundada por Domício Coutinho e sua família, a BEA é um centro cultural localizado no coração de Manhattan, que possui o objetivo de promover e cultivar o uso da língua, das letras, da cultura, das EUA.

A instituição é uma organização sem fins lucrativos que cumpre sua missão por meio da promoção de conferências, palestras, congressos, exposições de arte, aulas de português, mostra de filmes, lançamentos de livros e eventos literários.

Durante o evento, que contou com uma notável lista de convidados, foram anunciados os novos projetos e novidades da instituição – que promete abrigar-se em casa nova em 2020, juntamente com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Machado de Assis, o formal reconhecimento devido àqueles que se projetaram em nível de excelência na promoção da cultura brasileira.

Os homenageados deste ano foram a Ministra Lúcia Maria Maierá e o Professor Kenneth David Jackson, que se fizeram presentes na ocasião. A mesma contou ainda com uma performance memorável de gaita pelo genial Gary Cobin (que além do mais fala português como um de nós), seguida de um cocktail prestado aos ilustres convidados da noite.

A cerimônia foi conduzida e organizada por Gerusa Maso da EPL MKT Con-sulting e contou com doações voluntárias de Krika Events Decor, Maria de Oliveira, Sabor Bahia e Grupo Mulheres de Nova York, que abrilhantaram ainda mais esta data tão especial.