Brasília, a capital do Brasil, completa 60 anos em 2020. A cidade é chamada de sede do governo, pois é onde trabalham aqueles que administram o país – presidente da República, deputados federais, senadores, entre outros.

O projeto de construção da nova capital teve início no governo do presidente Juscelino Kubitschek. Em 1956, houve o lançamento do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, que tinha como objetivo reunir e selecionar projetos que mostrassem como seria a “cara” da nova capital – até então, a capital do país era a cidade do Rio de Janeiro.

O projeto vencedor foi o do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, que imaginou Brasília com dois eixos se cruzando em um ângulo reto, formando o sinal da cruz.

Com o projeto selecionado, o presidente Kubitschek escolheu o arquiteto Oscar Niemeyer para tocar as construções da nova capital. Niemeyer foi o responsável por estruturas famosas, como o prédio do Congresso Nacional (onde atuam deputados federais e senadores), o Palácio do Planalto (onde o presidente da República trabalha), entre outros.