Maria Inês dirige uma galeria de arte e espaço para eventos em seu próprio apartamento, é co-fundadora de um grupo de networking para empresários e coordenadora de uma página de Face book direcionada a mães com filhos adultos que já saíram de casa, o que, em inglês, chamamos de empty nesters (ninho vazio).

Simone é escritora, mentora de Marketing & Sucesso e co-líder no comitê de Empreendedorismo Feminino do Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Nova York.

Priscilla é arquiteta especializada em design de interiores, e leva o estilo brasileiro para casas que decora em vários países.

O que essas três empresárias que atuam em diferentes ramos têm em comum além de serem brasileiras?

Maria Inês Moraes
apArt Gallery
http://apartprivategallery.com/newyork

Maria Inês é uma profissional multitalentosa e dona de uma trajetória nada convencional. Formada em Química, no Brasil, logo após a graduação decidiu passar um ano viajando pelos Estados Unidos. Foi quando se apaixonou pelo país e encontrou sua vocação no ramo da hospitalidade.

Decidida a conquistar seus sonhos, ela estabeleceu residência em Nova York e saiu em busca de um trabalho que a motivasse, atuando na área de ensino e participando de diversas atividades filantrópicas. Sempre administrando o trabalho e a família, depois de ver os filhos formados, surgiu a necessidade da busca por um novo desafio, nascendo daí a ideia de abrir uma galeria de artes em sua própria casa.

Atenta às oportunidades, Maria Inês conheceu em São Paulo a empresária Thais Marin, dona da Galeria Apart de São Paulo, um ramo de negócios bem parecido com o que ela idealizara. Em pouco tempo se tornaram sócias e Maria Inês inaugurou a galeria apArt em seu apartamento em Nova York.

Pronta para o desafio, a abertura da galeria foi marcada por shows de música, desfiles de moda, sessão de fotos para a revista Vogue e, é claro, exposições de vários artistas contemporâneos.

Acreditando na importância do filantropismo empresarial, parte da arrecadação da galeria é revertida para sua fundação, Da Terra, no Brasil, que oferece assistência a idosos e pessoas com desabilidades.

“Eu sempre me senti inspirada pelas mulheres que moram em comunidades carentes. São mulheres fortes que trabalham duro para atender as necessidades de suas famílias. Muitas são mães solteiras, elas são incríveis e verdadeiras empresárias, sem nem ao menos se darem conta disso ” diz Maria Inês.

Seu mais recente empreendimento, o grupo de network Global Networking Empire, foi criado com o objetivo de conectar profissionais de diversas áreas através de eventos e encontros sociais.

Para Maria Inês, a maior fonte inspiradora é poder ajudar mulheres a investir em seus sonhos, mesmo quando a sua realização se pareça com uma missão impossível. “Ao mesmo tempo em que muitas mulheres no Brasil lutam para sobreviver, elas carregam paixões e um grande potencial empreendedor”. Maria apoia essas mulheres estimulando a autoconfiança delas: “Quando você quer alguma coisa, e quer que seu negócio dê certo, você tem de criar coragem e começar a trabalhar”, conclui.

Simone Mitjans
Grupo Mulheres do Brasil
www.grupomulheresdobrasil.org.br

Se alguém se encontrar confusa ou paralisada na tentativa de iniciar seu próprio negócio, Simone é a pessoa ideal a se procurar. Escritora, mentora e consultora de negócios, Simone sabe das dificuldades enfrentadas pelas mulheres nesse campo. Tentando conciliar a dedicação à família e ao trabalho, Simone encontrou no empreendedorismo a possibilidade de atender a família e, ao mesmo tempo, ser sua própria chefe. “Eu sempre soube que gostaria de seguir meus sonhos” ela diz.

Enquanto tentava conciliar o lançamento de seu negócio com a vida familiar, Simone foi convidada a conhecer o Grupo Mulheres

Photo @marcoantoniostudio

do Brasil (GMB), criado pela empresária Luiza Trajano, presidente das lojas Magazine Luiza S/A, para apoiar mulheres brasileiras em todo o mundo. Para Simone, a organização preencheu a necessidade de se conectar com outras mulheres e, ao mesmo tempo, poder ajudar sua comunidade.

Fundado em 2014, em São Paulo, hoje o GMB é representado em 19 países. Em Nova York o grupo conta com nove comitês: Combate à Violência contra a Mulher, Comunicação, Cultura e Arte, Educação, Empreendedorismo, Eventos, Inserção do Imigrante, Politicas Públicas e Saúde.

Como co-líder do comitê de Empreendedorismo Feminino em Nova York, Simone oferece assistência a mulheres através da criação de uma rede de network composta por profissionais brasileiros, apoiando iniciativas de pequenos empresários e oferecendo serviços de mentora.

Para ela, a receita do sucesso do comitê reside na identificação e no apoio a projetos e a fundações existentes nas comunidades brasileiras: “Não vamos reinventar a roda”, conclui ela.

Como mentora de novos negócios, Smone dá sua dica: “Faça seu trabalho de casa, se prepare, estude o mercado e converse com pessoas que possuem experiência na sua área. A sorte não atrapalha, é claro, mas o preparo se torna uma ferramenta essencial para o enfrentamento das dificuldades de se lançar em um novo negócio”.

Priscilla Rossetti
Rossetti Design
@Rossettidesignnyc

Formada em Arquitetura, Priscilla desde cedo teve um interesse especial pela área de decoração. Depois de vários cursos de especialização em Nova York, ela identificou no mercado norte-americano a necessidade de profissionais de decoração que oferecessem um estilo clean e contemporâneo: “A Rosetti Design foi criada para atender a comunidade brasileira morando em Nova York e arredores. Vários clientes nos procuravam para redecorar suas residências. Nosso foco foi trazer o aconchego, a personalidade e a contemporaneidade do estilo brasileiro, incorporando as características de cada Estado, para que ele se sentisse em casa, mesmo estando longe”.

Priscilla atendia a maioria dos clientes presencialmente e utilizava o serviço online apenas para clientes no Brasil e em Portugal: “Meu primeiro cliente internacional foi o dono de um restaurante em Manhattan que gostou do meu trabalho e me convidou para decorar a casa dele em Portugal. Nosso serviço online começou a se desenvolver ali”.

Com a pandemia, o atendimento online da Rosetti Design se transformou no carro-chefe, atraindo novos clientes interessados em adaptar seus espaços a fim de acomodar as atividades da família, que, com a quarentena, passou a trabalhar e estudar em casa: “O trabalho online requer uma participação maior do cliente, que precisa explicar bem suas necessidades, objetivos e acompanhar o passo a passo do desenvolvimento do projeto”.

Priscila acredita que as mudanças chegaram para ficar e que as adaptações nos espaços de trabalho e a possibilidade de trabalhar em casa oferecem a ela uma vantagem e a chance de uma vida balanceada.

O maior desafio encontrado por ela é o idioma, que muitas vezes pode atrapalhar na comunicação com clientes ou fornecedores. Como imigrante, ela destaca a importância de se investir em educação e treinamento. Ela sugere os cursos oferecidos no New York Art Institute. Ela ressalta também a importância de se estar sempre a par das novas tendências e de se estimular a criatividade. Para isso, ela recomenda visitas a galerias, feiras e museus.

As três empresárias possuem uma característica em comum: flexibilidade para se adaptar às necessidades do momento; um olhar sempre atento às oportunidades que surgem; e coragem a fim de abrir espaço para as mulheres expandirem seus negócios e projetos criativos em um mundo cheio de desafios.

Acompanhe nossa coluna e conheça outras histórias de sucesso que, sem dúvida, irão lhe inspirar e motivar para alcançar o tão almejado sucesso profissional.

Deixe seu comentário e nos conte quais as empresárias que mais lhe inspiram?

ILANA LIPSZTEIN
Jornalista & Empreendedora
ilevents2@aol.com
Instagram: @ilana_wip

SHARE
Previous articleO Americano Tupiniquim
Next articleMuseu do Futebol reabre em SP com homenagem aos 80 anos de Pelé
ILANA LIPSZTEIN
Ilana Lipsztein é jornalista, empresária, carioca e mora em Nova York há 20 anos com seus 2 filhos e o marido Roberto. Este ano ela lançou The Wip Factory, em parceria com a empresa EntendeuMedia.com (Simone Goldstein), aonde oferece serviços de consultoria e marketing para mulheres empreendedoras. Ilana LIpsztein is a trained Journalist and entrepreneur from Rio de Janeiro, Brazil. She lives in New York for 20 Years with her husband Roberto and their two children. This year she merged with the company EntendeuMedia.com (Simone Goldstein), and launched The WIP Factory, offering Marketing and Social Media Consulting Services to woman entrepreneurs. We are all WIP: Work in Progress.