A boca de Durval se encheu de água ao ver a travessa de barro sobre a mesa com o pintado à urucum. Os pintados do Rio Passa Pato de Santa Tereza não eram lá muito grandes, mas com toda certeza eram o que o rio tinha de melhor a oferecer, simplesmente os peixes mais saborosos que Durval já havia experimentado. E aquele parecia estar delicioso, ou talvez fosse a fome voraz de Durval que estivesse falando naquele momento. Já passava da uma da tarde.

Melinda cortou uma generosa posta do filé com a colher de madeira e serviu Durval. Depois pegou um pouco do molho de urucum com pedacinhos de tomate levemente gratinados pelo forno, pimentão verde e salsinha, e regou o peixe no prato de Durval.

— Mais?

— Está ótimo, obrigado.

Melinda serviu o arroz branco como papel e o pirão, um molho feito do caldo do peixe e engrossado com farinha de mandioca. O cheiro estava magnífico.

Durval cortou com o garfo um pedaço do peixe no prato, juntou um pouco de arroz, pirão e levou à boca. O urucum, uma semente que dá a cor vermelha ao molho, realçava o sabor suave do pintado que derretia na boca. Junto com o arroz e o pirão, foi um brado de sabor.

Só então Durval percebeu que Heitor estava falando.

— Como é?

— A Melinda faz o melhor pintado à urucum de Santa Tereza, posso te garantir — ele sorriu para a mulher que pareceu ligeiramente encabulada.

— Concordo totalmente — respondeu Durval. — É o melhor peixe que já comi na vida! Não estou exagerando.

— Ah, seu Durval, assim o senhor me deixa com vergonha — disse Melinda.

— Mas é verdade!

— Eu mesmo pesquei no Barra Mansa — completou Heitor.

— Achei que pintados só davam no Passa Pato.

— Os maiores você pega na virada do Barra quase chegando na represa, Durval.

— A virada do Barra foi onde o Botelho me levou com a Dolores para nos mostrar o… — ele parou no meio da frase.

— Eu bem sei! — Disse Heitor. — Mostrar o cadáver que uma hora apareceu na sua cozinha e no momento seguinte sumiu — ele soltou uma gargalhada que fez um pequeno pedaço do peixe saltar da sua boca.

— Sei disso tudo, Durval! Eu falei com o legista. Ele me contou que vocês foram presos pela polícia lá nas margens do rio.

Durval se perguntou por que Heitor teria se dado ao trabalho de ir falar com o legista sobre toda aquela história. Mas achou melhor ficar quieto. Ainda queria saber o final da história sobre o homem com chifres que Heitor havia encontrado no laboratório do exercito quando era capitão.

— Você estava me contando que a criatura com chifres hipnotizou você. Como foi isso?

— Os olhos, Durval. Os olhos daquela fera eram como fogo. Ardiam dentro da alma. Era como se fisgassem o seu coração com um anzol e puxassem para fora do peito. Quando me dei conta eu estava me aproximando das grades da jaula onde o monstro estava preso.

Episodio XLIII continuana próxima edição.

JOSÉ GASPAR
Cineasta e escritor
www.historiasdooutromundo.com

SHARE
Previous article(English) Have You Heard About Maragogi?
Next article(English) Pará Cuisine Stands Out
JOSÉ GASPAR
- José Gaspar é trader e investidor no mercado financeiro, professor de investimentos, escritor e colecionador de palavras estranhas. Estudou Escrita Criativa e Storytelling em Nova York e Física na USP, onde foi pesquisador pelo CNPq no Laboratório de Inteligência Artificial da Escola Politécnica e no Instituto de Física. Escreve para vários veículos de comunicação e possui mais de uma centena de artigos e contos publicados. Ministrou cursos e palestras por todo o Brasil sobre o mercado de ações e futuros. Escreve artigos no site josegaspartrader.com e contos no blog José Gaspar is a trader and investor in the financial market, investment professor, writer and collector of strange words. He studied Creative Writing and Storytelling in New York and Physics at USP, where he was a researcher at CNPq at the Artificial Intelligence Laboratory of the Polytechnic School and at the Physics Institute. He writes for various media outlets and has more than a hundred articles and short stories published. He gave courses and lectures all over Brazil on the stock and futures market. Write articles on the site josegaspartrader.com and stories on the blog historiasdooutromundo.com. E-mail: jagramos@gmail.com