Falta de ar, cansaço, dores no peito e falta de disposição podem ser sinais de miocardite. A doença é um processo inflamatório que atinge o coração. A pessoa pode contrair a doença por meio de vírus, bactérias, fungos ou drogas e bebidas alcoólicas. A miocardite pode ser confundida com o estresse, não escolhe idade e atinge mais os homens.

O cardiologista do Instituto Nacional de Coração (INC), Stephan Lachtermacher, alerta para o tempo e gravidade dos sintomas da doença. “Mesmo em uma forma mais aguda, mais precoce antes de duas semanas, se você interpretar que o paciente está muito grave, que ele não consegue respirar, sair da cama, cansa até para pentear o cabelo aos pequenos esforços. Caso gripal mais arrastado que não se curam em uma e duas semanas mantendo aquele quadro, esse paciente deve procurar uma assistência médica”.

Lachtermacher informa quais são os exames que diagnosticam a doença. “Desde exames laboratoriais, exames de imagens como, por exemplo, um eco cardiograma, um raio-x de tórax, exames eletrocardiográficos, o eletrocardiograma, uma ressonância cardíaca e se o colega achar indicado o individuo pode até que fazer uma biopsia cardíaca para determinar que aquele coração está doente”.

Fonte: blog.saude.gov.br, por Alexandre Penido