Ao contrário do que muitos pensam, a influência das cores não se baseiam apenas em preferências pessoais ou puro favoritismo. São ondas visuais que influenciam diretamente as pessoas em suas atitudes, comportamentos e sensações, ou seja, são formas de linguagem que podem ser utilizadas para transmitir mensagens. É importante entender seus significados para utiliza-las de maneira eficiente, adequando-as de acordo com cada situação.

Criada em 1963, pelo norte-americano Lawrence Herbert, em New Jersey, New York, a Pantone Inc. é a empresa responsável pela famosa Escala de Cores Pantone. Começou atuando como um sistema de padrões gráficos, voltando-se para profissionais de Design, a fim de solucionar problemas de padronização e possibilitando, assim, a criação de um padrão cromático nas produções da indústria Cinematográfica, Têxtil e em muitos outros segmentos.

A empresa ganhou força em 2000, passando a ser referência mundial para o controle e especificação de cores.

Nos últimos 7 anos, a Pantone definiu a cor do ano que serviu como guia para as áreas de decoração, moda, desing e outros setores da indústria, apresentando a importância da cor como linguagem de comunicação.

Em 2019, a empresa anunciou o Living Coral como a cor do ano que já vêm mostrando sua influência mundial.

Com a proposta vibrante e quente, remetendo ao entardecer, a cor escolhida é capaz de transmitir sensações calorosas e otimistas. O tom alaranjado faz referência aos anos 50 e 60, quando a cor era utilizada em diferentes objetos, como carros e roupas. A associação vintage remete a tempos simples onde as pessoas independiam da tecnologia. A escolha do Living Coral não é importante somente para os setores de design, mas pode, também, ser vista como reflexão para a sociedade atual pela busca por humanização em meio à tantos avanços digitais.

A tonalidade vêm sendo destaque desde o segundo semestre de 2018 e já foi utilizada em grandes premiações por artistas como Alek Wek no Festival de Cinema de Veneza. Além disso, foi também, aposta de grandes empresas e estilistas como Marc Jacobs em suas coleções. Apontada no desfile de spring/summer 2019, é uma forte aposta para o ano e logo chegará a outros setores da indústria.

ARYANE GARCIA
Jornalista, @aryanegarcia
www.aryanegarcia.com

SHARE
Previous article(English) At the Center of Brazil a Gateway To Several Tourists Attractions
Next articleEstação primeira de Mangueira é campeã do Carnaval 2019
ARYANE GARCIA
- Jornalista e atua há 13 anos nas áreas televisiva, escrita, produção de eventos corporativos e empresária. É dona de uma linha de nutricosméticos, a ‘Glīti Brasil’. A empresa de cosméticos tem Embaixadoras que revendem o produto em seus Estados. Considerada uma das jovens mais influentes do Noroeste Paulista, trafegou como apresentadora de TV nas principais emissoras do Brasil, é engajada em todos os seus projetos, comprometida com suas metas e mantém a constância na sua rotina de trabalho há mais de uma década. - Journalist and has worked for 13 years in the areas of television, writing, production of corporate events and businesswoman. Owner of her own line of nutricosmetics, ‘Glīti Brasil’. The cosmetics company has ambassadors who resell the product in their states, in Brazil. Considered one of the most influential young women in the Northwest of São Paulo, she worked as a TV presenter in the main broadcasters in Brazil, is engaged in all her projects, committed to her goals, and has maintained a constant presence in her work routine for over one decade.