Edmond Halley nasceu em Haggerston, Inglaterra, no dia 8 de novembro de 1656. Desde cedo, dedicou-se ao estudo da matemática e da astronomia.

Em 1675, Halley colaborou decisivamente com John Flamsteed, o Astrônomo Real Britânico para o projeto e construção do Observatório de Greenwich. Tornou-se seu assistente no projeto que consistia em usar o telescópio para compilar um catálogo de estrelas visíveis no hemisfério norte.

Entre 1676 e 1678, Edmond Halley participou da expedição

astronômica à ilha de Santa Helena, a fim de preparar um catálogo das estrelas do hemisfério sul. Após numerosas observações, Halley elaborou um catálogo com 341 estrelas.

No dia 7 de novembro de 1677, Halley observou a passagem do planeta Mercúrio sobre o disco do Sol, o que lhe despertou a ideia de utilizar fenômenos semelhantes para determinar a distância da Terra ao Sol.

Em 1682, Edmond Halley identificou um brilhante cometa e determinou sua órbita elíptica, utilizando o método de Newton. Demonstrou que os cometas observados em 1531, 1607 e 1682 se tratava do mesmo cometa em passagens distintas, cuja aparição periódica ocorria de 76 em 76 anos.

Com base em suas observações, Halley previu que a nova aparição do cometa aconteceria entre 1758 a 1759, o que se confirmou no dia 12 de março de 1759, porém Halley já havia morrido e não presenciou o fato. Em sua homenagem, o cometa recebeu o nome de Halley. A última passagem do cometa se deu no dia 12 de fevereiro de 1986.

Em 1684, encontrou-se pela primeira vez com Isaac Newton. Tornaram-se amigos, o que foi muito produtivo em termos científicos. Edmond Halley teve um papel importante na

publicação de “Princípios Matemáticos de Filosofia Natural”, obra de Isaac Newton com o prólogo do próprio Halley, onde Newton divulgou, entre otras coisas, a sua famosa lei da gravitação universal. Outras Contribuições de Halley:

• Deve-se a Halley o cálculo das órbitas de outros cometas.

• Notáveis estudos sore o magnetismo terrestre.

• Demonstrou que as chamadas “estrelas fixas” têm movimento próprio, embora muito lento.

• Elaborou a primeira carta meteorológica conhecida, um mapa dos ventos dominantes nos oceanos, publicado em 1686.

Edmond Halley faleceu em Greenwich, perto de Londres, Inglaterra, no dia 14 de janeiro de 1742.

Fonte: www.ebiografias.com, por Dilva Frazão