O presidente Trump assinou em 29 de janeiro um importante acordo comercial com o Canadá e o México, que ele chamou de “o maior, mais justo, equilibrado e moderno acordo comercial já alcançado”.

O Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, sigla em inglês) substituirá o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) de um quarto de século. O USMCA reestrutura o acordo de livre comércio entre os três países vizinhos para ser mais justo e igual.

O USMCA apoia os empregos no setor de produção dos EUA exigindo que três quartos dos componentes do veículo que recebem tratamento preferencial sejam feitos na América do Norte. O acordo fornece incentivos para os parceiros comerciais dos EUA pagarem salários mais altos no setor automotivo.

O contrato também contém proteções essenciais à propriedade intelectual, incluindo segredos comerciais, serviços digitais e serviços financeiros. Estabelece novos padrões em torno do trabalho e do meio ambiente.

“Estamos muito gratos pela estreita parceria e cooperação com o primeiro-ministro Trudeau. E pela nossa incrível amizade e pelo relacionamento que desenvolvemos com o presidente López Obrador”, disse Trump.

O presidente fez suas declarações em uma cerimônia de 29 de janeiro na Casa Branca, cercado por mais de 400 trabalhadores, líderes empresariais e funcionários eleitos.

Os três países realizam mais de US$ 1,2 trilhão em comércio a cada ano.

Fonte: share.america.gov