O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), maior empresa pública brasileira no ramo de serviços em Tecnologia da Informação, desenvolveu um aplicativo que facilita a organização e gerenciamento de eventos.

O Check-in Serpro inicialmente era voltado apenas para gestores públicos, mas o Serpro concluiu que a ferramenta é útil não apenas para o governo, mas para qualquer cidadão. Agora, o aplicativo está disponível para download em dispositivos com sistema operacional Android ou iOS.

O aplicativo funciona assim: a pessoa responsável pelo controle de presença no evento faz o download no próprio dispositivo e insere os dados da reunião, palestra, e etc no aplicativo. A ferramenta, por sua vez, gera um QR Code específico para aquela situação. No dia do evento, os participantes precisam apenas fazer a leitura do código nos próprios aparelhos, sem necessidade de baixar o app.

O participante também tem a opção de compartilhar informações de contato com o organizador. Segundo o Serpro, em breve, novas funções serão adicionadas, como o envio de notificações e a integração com agendas pessoais.

Aplicativos Úteis

O Governo Federal, por meio do Serpro, já desenvolveu outros aplicativos úteis ao cidadão. Eles estão disponíveis de forma gratuita nas lojas de aplicativo e podem ser baixados por qualquer pessoa e possuem benefícios que poupam tempo e dinheiro. Conheça alguns: SNE Denatran, MEI, Carteira Digital de Trânsito.

Fonte: Serpro