Garibaldi

Tudo é encantamento na Capital do Espumante Brasileiro. É reconhecida como a Capital Brasileira do Espumante devido ao pioneirismo e qualidade de seus vinhos e espumantes. A cidade, com um charme especial, guarda as características de um ambiente tranquilo, com uma paisagem bucólica que lhe dá um ar particularmente distinto do nosso tempo. Garibaldi também integra o Vale dos Vinhedos, região de reconhecida importância no Brasil pela produção vitivinícola.

Além da magia que envolve o processo de elaboração do vinho, tem-se a possibilidade de conhecer os hábitos, a religião, a gastronomia e de ver-se envolvido nas manifestações artísticas que compõem o patrimônio cultural da região. Entre os eventos que a cidade oferece, destaca-se a Fenachamp – Festa do Espumante Brasileiro – que celebra o produto símbolo do município, e as rotas turísticas passadas, a Arquitetura do Olhar, a Rota Religiosa Aeternun, a Estrada do Sabor, a Rota dos Espumantes e a Rota de Compras. O Passeio da Barragem, a Maria Fumaça e o Museu Municipal são outros atrativos do município.

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é um dos destinos turísticos mais badalados do sul do Brasil. Situado em Santa Catarina, é uma das mais frequentadas estâncias balneares e tem uma vida noturna bem agitada e nove belas praias, com opções para a prática de surfe, ecoturismo e turismo de aventura. Durante a alta temporada, a cidade chega a receber cinco vezes mais visitantes que o número total de sua população. À noite, as boates e bares da Avenida Atlântica e da Barra Sul fervilham, principalmente nas casas noturnas, onde o que predomina é a música eletrônica.

A Praia Central tem quase 7 km de águas calmas. No calçadão, há feiras de artesanato e quiosques com petiscos e água de coco para refrescar o calor. Já a Avenida Atlântica oferece bares, lojas e restaurantes com mesas espalhadas pelas calçadas. Suba em um dos barcos ou escunas que navegam pela orla e siga até a Ilha das Cabras. O passeio tem shows apresentados pela tripulação, que se veste de pirata e anima os viajantes. Bem pertinho está a Praia do Canto, onde você dispõe de uma linda vista da cidade, enquanto se banha em suas águas extremamente tranquilas ou curte um sol na pequena faixa de areia da praia. Distante 6 km do centro da cidade, a Praia das Laranjeiras fica em uma pequena baía e apresenta águas bastante calmas, perfeitas para banho e para esportes náuticos. Ali você encontra um pequeno cais, onde ficam os barcos de passeio, além de bares e restaurantes.

Bastante conhecida pela presença de rochas e conchas, a praia apresenta evidências das populações indígenas que habitaram o litoral catarinense. A Praia do Pinho, primeira praia oficial de naturismo do Brasil e quinta do mundo, fica a 9 km do centro e conta com área de camping, pousada, bar e restaurante. Por lá, as regras de conduta são bem rigorosas. Se a sua onda é no céu, vá até o Morro do Careca, pois lá você encontra o ponto ideal para a prática de asa-delta e parapente. Além das rampas para voo livre, há também paredões perfeitos para escalada e rapel.

Canela

Canela é mais uma das incríveis cidades da Serra Gaúcha que valem a visita. Entre as opções de ecoturismo, visite o Parque Estadual do Caracol, uma das paisagens mais conhecidas do Rio Grande do Sul. Nele há uma bela cascata de 131m de altura, além de mirante, restaurantes, lojas e área de lazer.

No parque ainda é possível passear no trem da Estação Sonho Vivo, embarcar no teleférico que leva a um mirante de frente para a cascata e para o vale, e ainda fazer esportes radicais como trekking, mountain bike, canyoning e tirolesa. A 6 km do Caracol está o Parque da Ferradura, ideal para quem busca conexão com a na-tureza, pois oferece diversas opções de trilhas. Além deste, os parques Laje de Pedra, das Sequoias, do Sesi, das Corredeiras e a Floresta Nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) são mais algumas das tantas opções de contato com a natureza no belíssimo cenário natural de Canela.

Na cidade, não deixe de visitar atrações como o Mundo a Vapor, que já vai impressionando pelo vagão de trem posicionado quase verticalmente na fachada. Visite também a Casa do Artesão, onde você pode adquirir belos trabalhos manuais, e a Catedral de Pedra, impressionante igreja em estilo gótico. Perto dela está o famoso Alpen Park, parque de diversões em que é possível andar de tirolesa e trenó, além de fazer rapel, arvorismo e outras atividade.

Morretes

Distante apenas 70 km de Curitiba, situada à beira do rio Cubatão e ao pé da Serra do Mar Paranaense, Morretes é uma cidade encantadora, de muita história e de natureza bem preservada. Para começar a sua viagem e aproveitar as belas paisagens dignas de cartão-postal, uma opção é pegar o trem e fazer o percurso pela centenária Estrada de Ferro Morretes-Curitiba, que atravessa todo o conjunto serrano. Você pode apreciar as belezas das montanhas e ter uma vista privilegiada do cânion Garganta do Diabo e da cachoeira Véu da Noiva. A natureza em Morretes encanta seus visitantes e oferece vários atrativos para a prática de ecoturismo e turismo de aventura. O Parque Estadual Pico do Marumbi, reconhecido pela Unesco como patrimônio mundial, abriga uma incrível paisagem de Mata Atlântica, várias trilhas, cachoeiras, e é o ponto ideal para a prática de montanhismo por oferecer vários graus de dificuldade e modalidades de escalada. Outro atrativo imperdível da região é conhecer a culinária típica, como o famoso barreado, prato de carne cozida em uma panela de barro durante quase 20 horas.