Campina Grande fica na Paraíba, entre serras e vales ricos em biodiversidade, com atrativos que incluem tradição folclórica, história e riquezas naturais. Ali você tem a oportunidade de participar de uma das maiores festas populares do Nordeste, o São João de Campina Grande, que dura um mês e conta com muito forró, artesanato e, um dos pontos fortes da região, as comidas típicas. O evento acontece em junho e recebe mais de dois milhões de visitantes anualmente.

Foto: shutterstock-Cacio-Murilo

As atividades do São João ocorrem no Parque do Povo, uma estrutura de 42 mil m² que abriga mais de 300 barracas com comida e artesanato, além de atrativos como as quadrilhas juninas (grupos folclóricos de dança).

O Expresso do Forró parte da estação velha de Campina Grande numa viagem regada a muita animação e forró, e vai até o distrito de Galante, onde você é recepcionado com mais forró e pode andar de jegue ou em carroças para completar a diversão.

Campina Grande é conhecida como a terra da carne de sol, conservada por um método muito antigo no qual a carne (em geral bovina ou ovina) é salgada e seca, e então colocada em local seco e ventilado. Ao contrário do que o nome sugere, o processo é finalizado à sombra.

Entre outras iguarias, você pode provar a buchada de bode, prato exótico feito com as entranhas do animal (rins, figado e vísceras), que após o processo de fervura e lavagem são temperadas e cozidas em bolsas feitas com o estômago do próprio bode.

Na cidade há museus, teatro, feiras, parques, açudes e muitas opções de atividades junto à natureza. No Museu de Arte Popular da Paraíba, você pode conhecer a música paraibana, os cordéis e a arte ceramista do Nordeste. Já no Engenho Triunfo é possível observar a produção da cachaça.

A cerca de 40 km da cidade está o Sítio Arqueológico da Pedra do Ingá, que guarda uma pedra de 24 metros de comprimento por 4m de altura (uma das itacoatiaras – pedras pintadas, na língua tupi), repleta de pinturas rupestres feitas pelos indígenas locais, há centenas de anos.

Fonte: www.visitbrasil.com