Conhecida nacionalmente pela produção de flores e plantas ornamentais, a cidade de Holambra, a 134 km de São Paulo, começou sua história com a vinda de imigrantes holandeses que chegaram

Foto: shutterstock-lidiasilva

após a II Guerra Mundial, em 1948. A jovem cidade de apenas 70 anos, é referência em todo o país pelo alto índice de qualidade de vida que oferece aos seus moradores e encanta seus visitantes em cada detalhe.

As influências holandesas estão em todos os cantos da cidade. Símbolos como moinhos, tulipas e a arquitetura colonial lembram a cultura dos imigrantes. Você pode comprar lindos souvenires como porcelanas pintadas à mão e o famoso tamanco holandês feito de madeira ou veludo.

A gastronomia tem tempero especial. Prove os tradicionais salsichões, os doces feitos à base de flores ou o Stampot, prato de origem

Foto: shutterstock-Leonidas-Santana

holandesa à base de batata e verduras. Você também não pode deixar de provar os queijos e as bebidas, como cachaças e cervejas produzidas artesanalmente.

Um dos pontos mais visitados é o Moinho Povos Unidos, construído em 2008 para celebrar os 60 anos da imigração holandesa. Com 38 metros altura, o moinho é o maior da América Latina e oferece um bela visão de Holambra. Outro local que não pode deixar de ser visitado é o Museu Histórico. Lá você vai encontrar fotos, filmes e objetivos que deram origem à cidade.

Foto: shutterstock-Leonidas-Santana

As flores são uma atração à parte. É possível agendar visitas guiadas aos campos de produção e se encantar com cores, aromas e belezas de Holambra.

Um dos eventos mais famosos da cidade é a Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente no mês de setembro e que deixa a cidade inteiramente florida para dar as boas-vindas à primavera.

E que tal aproveitar o lado rural da cidade e entrar em contato com a natureza? É possível cavalgar pela Estrada do Fundão nas chacaras ou fazendas da regiāo. Todo os passeios devem ser agendados com antecedência.

Foto: shutterstock-Paulo-Nabas

Confiram alguns fatos curiosos:

• O nome da cidade de Holambra surgiu da junção das iniciais de HOLanda, AMérica e BRAsil.

• O pedacinho da Holanda no Brasil tem dois títulos. Em 1998, recebeu o título Estância Turística do Estado, e, em 2011, o de Capital Nacional das Flores.

• Holambra é um local tão tranquilo que tem apenas um semáforo, localizado no cruzamento das ruas Rota dos Imigrantes e Dr. Jorge Latour.

• Outro fato curioso é que aproximadamente 40% de toda a produção nacional de flores e plantas ornamentais são de Holambra.

Fonte: www.visitbrasil.com