Entre Rio de Janeiro e São Paulo, encontra-se o charmoso distrito de Penedo, que fica no município de Itatiaia. A pequena e

Foto: shutterstock-Alexandre-Rotenberg

charmosa região foi fundada em 1929 como a única colônia finlandesa no País. A influência dos imigrantes finlandeses foi muito forte e até hoje é possível desfrutar um pouquinho dessa rica cultura europeia.

Opções de hospedagem não faltam na cidade. Uma dica é ficar no centro, pois é onde estão os restaurantes e as principais atrações. Porém, é preciso reservar com antecedência,

especialmente se pretender ir no fim de semana ou em feriados.

No primeiro sábado do mês ou em feriados, você pode curtir e dançar ao som da tradicional polka, jenkka e outros ritmos folclóricos finlandeses no tradicional Clube da Finlândia. No Museu Finlandês Dona Eva, é possível apreciar um incrível acervo de

Foto: shutterstock-JR-Moreira

objetos, artesanatos e obras de arte trazido do país nórdico.

Outra atração que atrai os visitantes, principalmente as crianças, é a Pequena Finlândia. O local reproduz uma vila com arquitetura típica de cidades do interior da Finlândia e tem como principal atrativo a Casa do Papai Noel.

Com clima de serra, Penedo é também um delicioso polo gastronômico. Os visitantes têm à disposição vários tipos de restaurantes, alguns com comida brasileira, que servem principalmente trutas e peixes abundantes na região, e outros com comida internacional, com opções de chucrutes e outras iguarias.

Os sorvetes, preparados conforme a receita tradicional finlandesa

Foto: shutterstock-Dirk-M.-de-Boer

e os chocolates artesanais de Penedo também são destaques locais. Na Fábrica de Chocolate, você pode se deliciar com barras, trufas e bombons.

Entre as opções de ecoturismo, a Cachoeira de Deus e as Três Cachoeiras formam boas piscinas naturais que são próprias para banho. Se preferir subir ainda mais a serra, aproveite as atrações de Visconde de Mauá.

Além de Penedo, o Brasil é repleto de outras cidades com influências europeias. Em São Paulo, está Campos do Jordão. No Sul do País, é possível observar um pouco da Europa em Joinville, Blumenau, Gramado, Canela, Bento Gonçalves e tantas outras.

Fonte: www.visitbrasil.com